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A elaboração de modelos em 3D como ferramenta pedagógica para o ensino sobre serpentes a pessoas com deficiências visuais

Processo: 21/08651-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lígia Souza Lima Silveira da Mota
Beneficiário:Lívia Cristina Ambrósio
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Morfologia   Vertebrados   Educação inclusiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acessibilidade pedagógica | Morfologia | Recurso didático adaptado | vertebrados | Educação inclusiva

Resumo

Refletir sobre novos métodos alternativos de aprendizagem bem como suas estratégias de uso junto aos alunos significa uma preocupação em promover a inclusão social. Nos últimos anos, autores têm revelado a carência nas pesquisas que inclui os alunos com deficiência visual e o uso de atividades práticas no ensino de ciências a esse grupo. Nos espaços sociais, a linguagem ainda é regida pela cultura ocidental na qual prevalece a percepção visual, gerando exclusão pois as mediações nesses ambientes muitas vezes são inacessíveis para as pessoas com visão limitada. Assim sendo, a implantação de alternativas para o desenvolvimento e a aprendizagem dos deficientes visuais busca-se apoiar na educação inclusiva que atua como uma excelente ferramenta para atender a demanda de pessoas e suas peculiaridades. A experiência de educar para incluir exige a produção de material adaptado, assegurando a visibilidade e o acolhimento às minorias, buscando assim a igualdade e equidade na educação. Diante do exposto, o objetivo deste projeto é a elaboração de cinco modelos distintos empregando a tecnologia de impressão 3D e adaptados aos estímulos sensoriais buscando, desta forma, auxiliar no processo pedagógico da educação da zoologia com foco nas serpentes peçonhentas e não peçonhentas. Estes kits oferecerão uma oportunidade igualitária de aprendizagem permitindo assim, a inclusão daqueles com necessidades educativas especiais. Além disso, a partir dos resultados obtidos, demonstrar a necessidade de pesquisas sobre inclusão social e produção de materiais didáticos adaptados, de forma a valorizar e acolher aqueles que enfrentam certos desafios na sociedade.

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