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Documentários do eu: Atualizações de memória entre arquivo e espaço

Processo: 21/06379-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2022
Data de Término da vigência: 19 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Ana Carolina de Moura Delfim Maciel
Beneficiário:Laís de Lorenço Teixeira
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/14733-1 - Espaço como "aproximação": memória, performance e arquivo no documentário do eu latino-americano, BE.EP.DR
Assunto(s):Arquivo   Memória   Documentário cinematográfico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquivo | Cinema Latino-Americano | documentário do eu | espaço no cinema | memória | Cinema Documentário

Resumo

Os denominados "documentários do eu" (MONTEIRO, 2015) são filmes organizados por uma narrativa em primeira pessoa onde um eu discursivo vai se construindo ao longo do filme e não é necessariamente coincidente com aquele do realizador. Tendo como recorte o contexto de produção documental contemporânea latino-americana, na presente pesquisa me atento ao modo como estes filmes se utilizam de materiais de arquivos e de articulações (presença, rememoração, referência) com o espaço para fazer seu exercício de memória. Em um campo documental que já assimila a presença do eu subjetivo e pessoal como liame narrativo, o corpus dessa pesquisa se organiza a partir de seis obras, destacando entre elas as recorrências e intersecções dos usos de documentos em diversos suportes (gravações de áudio e vídeo antigas, fotografias etc.) e as interações no espaço, sempre pensados a partir da construção e inscrição do eu em seu exercício de memória. Os documentários reunidos nesta pesquisa indicam um uso reiterado de documentos e de visitas a lugares do passado para inquirição sobre acontecimentos e atualização da memória, com esforços de criação de sentido, empreendidos na narração, na montagem e na prática da realização documental em si. Os materiais de arquivo, amplamente utilizados no documentário de cunho subjetivo, oferecem outros contornos que a simples ilustração e comprovação do ocorrido. Do mesmo modo, a presença e referência a espaços vai além de palco e local dos acontecimentos, funcionando como agregador e criador de sentidos na obra documental, sendo utilizados para a construção subjetiva de um eu.

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