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Do casulo ao carré: produção, exposição, circulação, consumo e descarte da seda brasileira na indústria francesa de luxo

Processo: 22/04345-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Vânia Carneiro de Carvalho
Beneficiário:Giulia Falcone de Lourenço
Supervisor: Monica Raisa Schpun
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:20/13456-6 - Na rota da seda brasileira: entre as tramas da indústria local e transnacional de moda, BP.DD
Assunto(s):Cultura e moda   Moda   Luxo   Seda   Indústria artesanal   Sustentabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hermes | Indústria do luxo | Moda | Seda brasileira | Moda

Resumo

Esta pesquisa parte do interesse em analisar os impactos das práticas de preservação da produção artesanal e da introdução de ações sustentáveis sobre as relações de produção, exposição, circulação, consumo e descarte da indústria moda contemporânea. Para isso, serão analisadas as práticas produtivas de duas marcas respectivamente representativas dessas premissas: a centenária marca de luxo francesa Hermès e a nova marca brasileira autoral Flavia Aranha. Partindo do ponto em comum representado pela indústria brasileira de seda, fornecedora da matéria-prima para a produção de artigos de seda das duas marcas selecionadas, será realizada uma análise comparativa de cada uma de suas etapas produtivas. Espera-se, por meio desse estudo, desenvolver um balanço crítico sobre suas divergências e convergências, contrastando-as às práticas produtivas da indústria da moda convencional. Assim, sob o quadro geral da pesquisa de doutorado a que este projeto se vincula, a proposta de estágio de pesquisa na França representa uma etapa fundamental para a obtenção de dados sobre a Hermès - tanto no que se refere às suas práticas produtivas em seu país de origem, como no que concerne às relações entre a marca de luxo e o Brasil, desde o fornecimento de matéria-prima até sua inserção no mercado consumidor brasileiro. (AU)

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