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Günther Anders: entre a antropologia filosófica e a crítica da cultura

Processo: 22/13240-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 25 de janeiro de 2023
Data de Término da vigência: 04 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Paulo Eduardo Arantes
Beneficiário:Felipe Catalani
Supervisor: Konrad Liessmann
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Vienna, Áustria  
Vinculado à bolsa:19/09295-0 - Imaginação e moral: estudo sobre a obra de Günther Anders, BP.DR
Assunto(s):Antropologia filosófica   Crítica cultural   Teoria crítica   Filosofia alemã
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia Filosófica | crítica da cultura | Günther Anders | teoria crítica da técnica | Filosofia alemã contemporânea

Resumo

O desenvolvimento intelectual de Günther Anders possui movimentos drásticos, tanto no que concerne o estilo da escrita, como o próprio assunto tratado. O próprio autor chega a falar (ironicamente), como Heidegger, de uma Kehre. Seus escritos de juventude são profundamente marcados pela filosofia acadêmica alemã da época: há um diálogo constante (mesmo que conflituoso) com a fenomenologia e com as disciplinas filosóficas que ganham destaque naquele período, sobretudo a antropologia filosófica. Entretanto, sua obra pós 1945 (período no qual se iniciam suas reflexões que culminarão no livro Die Antiquiertheit des Menschen, de 1956) é marcada por um distanciamento em relação àqueles escritos da década de 1920 e 1930, nos quais Anders buscava elaborar uma antropologia filosófica própria - uma "antropologia negativa", como ele mesmo diz, e passa a ganhar a forma de uma crítica cultural ensaística. O que nos interessa aqui é tentar compreender como certos conceitos e certos procedimentos filosóficos do jovem Anders, apesar dessas mudanças bruscas, persistem em sua obra de maturidade. Nesse contexto, sua noção de "homem sem mundo" será um dos conceitos chaves para essa investigação. (AU)

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