Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho de Implantes Funcionalizados com Diferentes Biomoléculas no Reparo Perimplantar em Ratas com Deficiência de Estrógeno. Análises Biomecânica e Molecular.

Processo: 22/14140-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Roberta Okamoto
Beneficiário:Daniel Silva Leão
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Genisteína   Ósseointegração   Osteoporose   Teriparatida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:genisteína | osseointegração | osteoporose | teriparatida | Cirurgia Buco maxilo facial

Resumo

Alterações hormonais pós-menopausa favorecem o aparecimento de doenças ósseas como a osteoporose que pode afetar negativamente a renovação óssea. Uma estratégia que tem sido bastante utilizada com o objetivo de melhorar o processo de reparo ósseo consiste na funcionalização de superfície de implantes, com o objetivo de adicionar localmente biomoléculas que podem favorecer as etapas reparacionais. Neste sentido, duas substâncias possuem propriedades relevantes para as etapas reparacionais, sendo elas, a genisteína e a teriparatida. O objetivo deste trabalho é caracterizar, a partir da análise biomecânica (contra-torque) e PCR em tempo real a osseointegração e reparo peri-implantar fornecido pela adição de genisteína e teriparatida em diferentes concentrações à superfície de implantes em tíbia em ratas normais e ratas sob condições que mimetizam a osteoporose. Para isso serão utilizadas 48 ratas, N=48, (Rattus novergicus albinus, Wistar) adultas de aproximadamente 300g divididas em 2 grupos: SHAM (animais submetidos à cirurgia fictícia de ovariectomia bilateral) e OVX (animais submetidos à cirurgia de ovariectomia bilateral), cada grupo terá 24 ratas, sendo divididas em 3 subgrupos de acordo com a funcionalização, com 8 animais cada (Conv, Gen 100mM, Teri 10ng). Passados 30 dias da ovariectomia fictícia e real, todos animais serão submetidos à cirurgia de instalação dos implantes em ambas metáfises tibiais. Serão usados 96 implantes de titânio comercialmente puro grau IV com as superfícies convencionais ou tratadas com teriparatida e genisteína. A eutanásia dos animais ocorrerá 28 dias após a instalação dos implantes e as tíbias serão destinadas para as seguintes análises: PCR em tempo real (IBSP, ALP, OCN, VEGF) na tíbia direita, enquanto na esquerda será realizado o contra-torque para avaliação biomecânica. Os dados quantitativos serão submetidos ao teste de normalidade e este indicará o teste estatístico mais adequado. Para todos os testes será adotado nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)