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Qualidade de Cardápios da Alimentação Escolar: um estudo comparativo entre dois Indicadores

Processo: 22/14699-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Semíramis Martins Álvares Domene
Beneficiário:Luiza Failla Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentação escolar   Cardápios   Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentação escolar | cardápios | Indicadores de Qualidade de Cardápios | Pnae | Politicas Públicas | Programa Nacional de Alimentação Escolar | Alimentação escolar

Resumo

A alimentação escolar é oferecida no Brasil aos alunos da educação básica pública por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); esta política integra um conjunto de estratégias que visam contribuir para o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Para contribuir com gestão pública no que se refere à oferta de refeições de qualidade para os escolares, foram desenvolvidos diferentes instrumentos para avaliar os cardápios. O objetivo deste estudo é comparar os resultados da avaliação de cardápios da alimentação escolar produzidos pelos indicadores IQCAE e o IQCOSAN. Trata-se de estudo quantitativo e transversal, que empregará dados secundários, obtidos no âmbito do projeto "Atualização do Indicador de Qualidade para Cardápios da Alimentação Escolar e estudo de fatores associados". Os municípios serão descritos segundo tamanho e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A pontuação de cada componente de ambos os indicadores será descrita por meio de frequência; serão calculados os valores médios e intervalos de confiança (IC95%), e percentuais em relação à cada pontuação máxima, por componente, e para o escore total. Atualmente, o estudo já avaliou 37 dos 108 cardápios da amostra, pelo IQCOSAN. Dentre eles, 16 são classificados como adequados, 18 como intermediários e 3 como inadequados. Compreende-se que a comparação entre os dois modelos possa contribuir para o aprimoramento do monitoramento do PNAE.

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