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Validação semântica de um instrumento sobre segurança do paciente para alunos de graduação

Processo: 22/15551-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Carmen Silvia Gabriel
Beneficiário:Maria Eduarda Dias Ribeiro
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Segurança do paciente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfermagem | Mensuração do conhecimento | Segurança do Paciente | Segurança do paciente

Resumo

Introdução: Cursos de graduação da área da saúde podem desempenhar importante papel na promoção de conceitos e habilidades em seus estudantes a respeito do erro humano e da segurança do paciente. Estudos demonstram que, ao serem apresentados a esse tema, estudantes mostram-se encorajados e reconhecem a relevância do conteúdo para sua formação, além de ser identificado grande impacto na assistência prestada ao paciente. Trata-se de estudo metodológico que tem como objetivo validar semanticamente um instrumento de mensuração do conhecimento sobre segurança do paciente em acadêmicos de graduação em enfermagem a partir da validação de face e conteúdo por juízes e validação semântica por estudantes de graduação em enfermagem.Objetivo: Validar semanticamente um instrumento de mensuração do conhecimento sobre segurança do paciente em acadêmicos de graduação em enfermagemMétodo: O presente projeto trata-se de um estudo metodológico com abordagem quantitativa para descrever a construção e a validação de uma tecnologia educacional.Palavras-chave: Segurança do Paciente; Mensuração do conhecimento; Estudantes da área da saúde; Enfermagem

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