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Educação financeira na formação inicial do professor de matemática: possibilidades e reflexões sob o ponto de vista freireano

Processo: 22/13519-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Paula dos Santos Malheiros
Beneficiário:Ana Beatriz Paiva Cantareira
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Formação inicial   Paulo Freire
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Base Nacional Comum Curricular | educação matemática | Educação Matemática Crítica | formação inicial | Licenciatura em Matemática | Paulo Freire | Educação Matemática

Resumo

Os apontamentos produzidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2005, foram importantes para a promoção da Educação Financeira, embora considerem esta temática majoritariamente associada a apenas aspectos econômicos. O Brasil, influenciado pela OCDE, criou a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), em 2011, mas somente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, que a Educação Financeira passou a ser incluída explicitamente no currículo da Educação Básica brasileira. Neste contexto, estudos têm indicado que o professor de Matemática é o principal responsável pelas abordagens da Educação Financeira nas escolas, que geram reflexões sobre a formação inicial do professor desta área. Assim, nos indagamos: como propor espaços dialógicos sobre Educação Financeira na formação inicial do professor de Matemática, que aborde temas geradores e reflita sobre o trabalho dessa temática na Educação Básica? Como objetivo geral do estudo, buscamos promover espaços de diálogos e discussões sobre Educação Financeira na formação inicial do professor de Matemática, que aborde temas geradores e reflita sobre o trabalho dessa temática na Educação Básica. Para tanto, como aporte teórico consideramos os apontamentos de Paulo Freire, como a importância do diálogo e da educação libertadora, complementados pela Educação Matemática Crítica. A partir da abordagem interpretativa qualitativa de pesquisa, serão elaboradas e desenvolvidas atividades didáticas com licenciandos em Matemática de uma universidade pública paulista. Esperamos contribuir com relações entre Educação Financeira no Ensino Superior, sobretudo na formação do professor de Matemática, os preparando para atuar na Educação Básica com um viés crítico, social e democrático.

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