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O uso de redes sociais como fonte de informação na obstetrícia: ferramenta de apoio ou obstáculo?

Processo: 22/04160-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Marair Gracio Ferreira Sartori
Beneficiário:Pietra Giulia de Oliveira Murer
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação em saúde   Gravidez   Mídias sociais   Puerpério   Obstetrícia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação em saúde | gestação | Mídias sociais | Puerperio | rede social virtual | Obstetrícia

Resumo

A gravidez e o puerpério representam uma grande mudança na vida de uma mulher, uma fase que exige adaptações e consequente busca de informação constante (Michaels e Goldberg, 1988). Pesquisas apontam que essa demanda de conhecimento dificilmente é suprida pela equipe de saúde, levando essas pacientes a uma alternativa acessível e fácil: a internet (Kraschnewski et al, 2019). Atualmente, o mundo passa pelo tempo chamado de Big Data, no qual as tecnologias de comunicação estão no auge da produção e compartilhamento de dados (Xavier, 2020), incluindo o Brasil que conta com mais de 80% de sua população com acesso a essa tecnologia (IBGE, 2019). Entretanto, não há estudos recentes que relacionem a forma como essa nova onda de dados e a necessidade de informações de saúde na obstetrícia se encontram, sendo nunca antes feito tal levantamento no Brasil. Dessa forma, este estudo tem como objetivo explorar o conteúdo disponível no formato online para gestantes e puérperas brasileiras, através de um estudo transversal aplicado nas redes sociais mais usadas no país. A metodologia é baseada em levantamento de publicações das redes sociais mais usadas no Brasil: Instagram, Twitter, Youtube, Facebook, TikTok, baseado em palavras-chave selecionadas com auxílio da ferramenta Google Trends (2022), em seguida de sua análise e respostas do público ao conteúdo. As publicações serão analisadas baseadas nos parâmetros oferecidos por cada rede social, além de quem as produziu, finalidade e recursos utilizados, para que assim os autores categorizem o material em positivo, negativo ou neutro, e fidedignidade com trabalhos científicos.

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