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Motivos da atividade de estudo na transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental: análises a partir da Psicologia Histórico-Cultural

Processo: 22/07622-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Flavia da Silva Ferreira Asbahr
Beneficiário:Gabriela Martins dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar   Ensino fundamental   Psicologia do desenvolvimento   Psicologia cultural-histórica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Escolar | Ensino Fundamental | psicologia do desenvolvimento | Psicologia Histórico-Cultural | teoria da atividade | Transição Anos Iniciais Anos Finais

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a transformação de motivos da atividade de estudo na transição do 5º ano dos Anos Iniciais para o 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Como referência teórica têm-se os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. As produções acadêmicas brasileiras têm caracterizado a transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental como momento de ruptura, em que apresenta mudanças particulares nas condições objetivas da dinâmica escolar, e, sobretudo, nas condições subjetivas dos estudantes em relação à sua atividade de estudo. De caráter qualitativo, essa pesquisa compõe-se em investigação etnográfica a ser realizada em uma escola pública do interior paulista, com uma turma de estudantes e professores do 5º ano dos Anos Iniciais, e posteriormente, estudantes e professores do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Como procedimentos metodológicos pretende-se fazer observações das aulas da turma, realização de entrevistas ou roda de conversa com os alunos e entrevistas individuais com professores nos meses finais do ano letivo do 5º ano e, posteriormente, nos meses iniciais do ano letivo do 6º ano. Como procedimentos analíticos serão organizadas categorias descritivas e, em seguida, analíticas com intuito de compreender o movimento do processo de transição do 5º ano para o 6º ano, focando em como configuram-se os motivos na atividade de estudo desses sujeitos na transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental.

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