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O impacto da depressão materna nas funções executivas e reconhecimento emocional dos filhos aos 15 anos: coorte de nascimentos de Pelotas de 2004

Processo: 23/00522-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Alicia Matijasevich Manitto
Beneficiário:Julia de Souza Rodrigues
Supervisor: Maria Asunción Pastor Valero
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad Miguel Hernández, Elche (UMH), Espanha  
Vinculado à bolsa:20/13425-3 - Fatores de risco e proteção para o desenvolvimento das funções executivas na adolescência: coorte de nascimento de Pelotas 2004, BP.DD
Assunto(s):Desenvolvimento cognitivo   Funções executivas   Depressão   Depressão pós-parto   Estudos de coortes   Mães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognitive development | Cohort | Emotional recognition | Executive functions | maternal depression | Estudo de Coorte: desenvolvimento cognitivo

Resumo

A depressão materna inclui episódios depressivos não psicóticos que variam de leve a grave e podem começar durante a gravidez ou no primeiro ano pós-parto. Recentemente, pesquisadores demonstraram os efeitos negativos da depressão materna no desenvolvimento das funções executivas e das habilidades de reconhecimento emocional em crianças durante a infância e adolescência. Função executiva é um termo abrangente para uma família de processos mentais top-down relacionados à modulação consciente e ao direcionamento de pensamentos, emoções e ações a um objetivo. O reconhecimento de emoções é um constructo multifacetado que representa a capacidade de perceber e nomear estímulos sensoriais que fornecem informações sobre o estado emocional de outra pessoa. Evidências sobre o impacto da depressão materna no desenvolvimento dos filhos em países de baixa e média renda (LMICs) ainda são extremamente escassas, o que representa uma séria questão de saúde pública, especialmente considerando que 84,0% das crianças em todo o mundo vivem em LMICs. Ademais, no Brasil, a prevalência de depressão materna é de cerca de 20%. Os objetivos deste projeto a ser desenvolvido na Universidad Miguel Hernández (UMH), sob a supervisão da Profa. Maria Pastor Valero, são: (i) aprofundar o conhecimento teórico em saúde pública e epidemiologia da depressão materna e desenvolvimento cognitivo e emocional do adolescente; (ii) participar de atividades acadêmicas como seminários e cursos; (iii) melhorar a escrita acadêmica em inglês, bem como habilidades em métodos de análise estatística; (iv) fortalecer a rede de pesquisa colaborativa entre as duas instituições; (v) cumprir os requisitos da dupla titulação de doutorado que o candidato irá obter em ambas as instituições; (vi) analisar conjuntamente os dados, discutir os resultados e escrever um manuscrito utilizando os dados da coorte de nascimentos de Pelotas de 2004. Em relação ao manuscrito, especificamente, pretendemos investigar as associações entre sintomas depressivos maternos (manifestados desde o parto até os 11 anos), funções executivas do adolescente (memória visual e capacidade de aprendizagem, atenção sustentada, memória de trabalho espacial) e reconhecimento emocional aos 15 anos. O modelo teórico envolve a modelagem de variáveis latentes por meio da abordagem de modelagem de equações estruturais, a fim de compreender as relações complexas entre as diferentes variáveis estudadas. (AU)

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