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Análise Comparativa da Equidade Espacial Relacionada ao Transporte Escolar em Cidades Brasileiras

Processo: 23/02120-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Mariana Abrantes Giannotti
Beneficiário:Mayara Zhou
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07616-7 - CEM - Centro de Estudos da Metrópole, AP.CEPID
Assunto(s):Transporte escolar   Transporte público
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Access to Opportunities | Acesso a Oportunidades | Active Transportation | Equidade Espacial | Plano de Mobilidade Urbana | Public Transport | School Transport | Spatial Equity | Transporte Ativo | Transporte Escolar | Transporte Público | Urban Mobility Plan | Interdisciplinar

Resumo

A desigualdade de acesso às oportunidades é uma realidade no Brasil. O conceito de equidade espacial contribui para compreender essa questão, pois, além de considerar a distribuição espacial do transporte, há também suposições do que seria uma distribuição justa, a depender da corrente de pensamento em que se fundamenta. O presente projeto tem como objetivo geral analisar a equidade espacial relacionada ao transporte público e ativo no acesso à educação em diferentes cidades brasileiras e realizar uma comparação entre elas. Além disso, pretendemos observar como a equidade (ou iniquidade) espacial das cidades e o transporte escolar são tratados nos seus respectivos Planos de Mobilidade Urbana.O projeto utilizará dados sobre a acessibilidade por transporte público e ativo a oportunidades de educação do Projeto Acesso a Oportunidades, coordenado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além disso, serão utilizados também dados disponíveis em plataformas abertas das prefeituras dos municípios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/CEPID) para o diagnóstico, caracterização, análise e comparação das cidades.

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