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As narrativas históricas no Brasil Paralelo sob a perspectiva da História Publica Digital em contexto de pós verdade

Processo: 23/00622-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi
Beneficiário:Matheus Dantas Gregório Lanza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Negacionismo   História pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil Paralelo | História Pública Digital | Narrativas Históricas | Negacionismo | pós-verdade | revisionismo | História Pública

Resumo

O presente trabalho visa a análise das narrativas históricas no canal do Youtube do Brasil Paralelo, adotando uma perspectiva que considere o exercício de uma História Pública Digital inserida em um contexto de pós-verdade. Somado a isso, busca-se também compreender, a partir do estudo do processo de formação ideológico e estrutural da empresa, reflexos desse tempo histórico em sua atuação no presente. Na plataforma Youtube, ele se caracteriza enquanto um agente que se propõe a contar a história "que os professores não contam", construindo seu discurso sob a justificativa do combate a hegemonia marxista cultural das produções acadêmicas e sobretudo tentando deslocar a autoridade dos historiadores. Nossa proposta encontra nessa construção de um conhecimento científico fora dos muros da universidade, e sobretudo no meio digital, um exercício da História Pública Digital. Ao passo que, munido de um discurso de contestação da profissão do historiador e da validação das instituições acadêmicas, traz consigo características marcantes de uma mentalidade da chamada PósVerdade. Tal mentalidade, segundo nossa hipótese, propicia o surgimento de narrativas históricas negacionistas e revisionistas. Para construir as análises referentes às narrativas históricas, o presente trabalho utilizará como recorte três episódios da série documental A última cruzada, estabelecendo referências teóricas-metodológicas que defendem e embasam o tratamento de fontes cinematográficas enquanto fonte para pesquisa histórica.

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