Busca avançada
Ano de início
Entree

Toxicidade de misturas binárias de novos materiais nanoestruturados: combinação de inibidores de corrosão e biocidas anti-incrustantes, e comparação entre organismos marinhos de regiões neotropicais e temperadas.

Processo: 22/09070-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2023
Vigência (Término): 31 de março de 2027
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Denis Moledo de Souza Abessa
Beneficiário:Maysa Ueda de Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB-CLP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Anticorrosivos   Ecotoxicologia   Nanocápsulas   Toxicidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anticorrosivos | ecotoxicologia | Nanocapsulas | perigo ambiental | Toxicidade | Ecotoxicologia

Resumo

O processo de corrosão metálica é uma das principais causas de degradação de estruturas e equipamentos no ambiente marinho, ao qual se somam os problemas causados pela bioincrustação. Esse problemas têm sido minimizado pela aplicação de revestimentos contendo biocidas anti-incrustantes e inibidores de corrosão (IC) químicos. Entretanto, devido à toxicidade associada aos biocidas e IC, existe interesse em substituir estes compostos por alternativas eficazes e menos tóxicas. Recentemente, começaram a ser desenvolvidos novos nanomateriais manufaturados (NM), para uso na imobilização/encapsulamento de biocidas e IC, visando aumentar sua eficiência. Hidróxidos de dupla camada (LDH) foram propostos para imobilizar os IC, e nanocásulas de sílica (SiNC) para imobilizar biocidas anti-incrustantes. Assume-se que a entrada desses novos NM no mercado irá gerar sua possível co-ocorrência no ambiente, sendo necessário estudar os efeitos combinados destas novas substâncias, comparando-os com os causados pelos seus equivalentes na forma livre. Neste projeto será feita a avaliação ecotoxicológica de misturas binárias contendo os IC Nitrato de Sódio (NaNO3) e Benzotriazol (BTA), e o biocida anti-incrustante DCOIT, nas formas livres e nanoestruturadas (LDH-NaNO3, LDH-BTA; e SiNC-DCOIT), utilizando espécies marinhas neotropicais e temperadas. Serão feitos os ensaios de desenvolvimento embriolarval de ouriço do mar (Echinometra lucunter; Paracentrotus lividus) e mexilhão (Perna perna; Mytilus galloprovincialis) a fim de estabelecer os níveis tóxicos das misturas contendo IC e anti-incrustantes, através da inibição de desenvolvimento embrionário. A partir dos níveis de toxicidade de cada substância, serão estabelecidas combinações binárias, para análise dos efeitos das misturas. A interpretação dos testes envolvendo misturas produzirá modelos de efeitos dependentes e independentes, e envolverá o uso da ferramenta MIXTOX para interpretar os resultados. Este estudo irá contribuir para o desenvolvimento de aditivos anticorrosivos e anti-incrustantes de alto desempenho e menor risco ambiental.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABESSA, DENIS MOLEDO DE SOUZA; ALBANIT, LETICIA FRANCA; DE MOURA, PEDRO HENRIQUE PAIXAO; NOGUEIRA, VITORIA SOARES; SANTANA, FELIPE TEIXEIRA; FAGUNDES, KAINA; UEDA, MAYSA; MULLER, OTTO PATRAO DE OLIVEIRA; CESAR-RIBEIRO, CAIO. A Glow before Darkness: Toxicity of Glitter Particles to Marine Invertebrates. TOXICS, v. 11, n. 7, p. 13-pg., . (20/03004-0, 18/25498-5, 22/01542-0, 22/09070-0, 20/09300-0, 22/06164-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.