Busca avançada
Ano de início
Entree

Habitar mundos estranhos a nós: formação e narração

Processo: 22/00263-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:José Sergio Fonseca de Carvalho
Beneficiário:Denizart Busto de Fazio
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/05811-9 - Habitar mundos estranhos a nós: formação e narração, BE.EP.DR
Assunto(s):Hermenêutica   Narração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filosofia e Educação | hermenêutica | Identidade narrativa | Literatura E Formação | Narração | Paul Ricoeur | Filosofia e Educação

Resumo

Em oposição às abordagens funcionais ou pragmáticas da literatura no encontro com a educação, que circunscrevem a presença do narrativo a procedimentos pedagógicos tutelados de controle da palavra e de seus efeitos, esta pesquisa tem por objetivo compreender as possibilidades da formação por via da interpretação de narrativas compartilhadas. Investigar, portanto, o encontro coletivo com a narrativa em sua potencialidade de nos convidar a habitar mundos estranhos a nós. Pretendemos desenvolver esta pesquisa a partir da articulação entre a hermenêutica de Paul Ricoeur, a fenomenologia de Hannah Arendt e a escuta de experiências narrativas formativas. Dessas experiências nos interessam não apenas sua performance, mas os significados atribuídos em sua recepção, destacando seu papel no processo de subjetivação e constituição de si como um "humano e adulto", como destaca Ricoeur (1988, p. 24). Um processo de subjetivação que não decorre de um mergulho em uma suposta interioridade, mas, antes, do contato, apropriação e fruição de obras que comunicam experiências humanas. Importante destacar que não se tata de uma pesquisa empírica a respeito das possibilidades do narrativo, mas de um estudo teórico que compreende a importância da escuta daqueles que estão inseridos em experiências nas quais a narrativa tem papel central. Este projeto, além da orientação do Prof. Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho, dentro do programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP, prevê seu desenvolvimento em cotutela com a Université Paris 8 - Vincennes Saint-Denis, França, com coorientação do Prof. Dr. Leandro de Lajonquière.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)