Busca avançada
Ano de início
Entree

Metaheurísticas adaptativas para o problema de roteamento de veículos com coleta e entrega em logística humanitária

Processo: 23/03627-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Pedro Augusto Munari Junior
Beneficiário:Eduardo Fechus Beker Reis
Supervisor: Douglas José Alem Júnior
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Edinburgh, Escócia  
Vinculado à bolsa:21/13246-4 - Metaheurísticas adaptativas para o problema de roteamento de veículos com coleta e entrega e janelas de tempo, BP.IC
Assunto(s):Logística humanitária   Meta-heurística   Otimização   Problemas de roteamento de veículos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coleta e Entrega | Logística Humanitária | meta-heurísticas | otimização | roteamento de veículos | Roteamento de Veículos

Resumo

Problemas de Coleta e Entrega (PCEs) são variantes do Problema de Roteamento de Veículos (PRV), que envolvem determinar rotas de custo mínimo para a coleta de bens ou indivíduos e sua entrega nas localizações respectivas. Esses problemas possuem vasta aplicação, sendo utilizados para modelagem e solução de diversas situações que emergem a partir de contextos logísticos, sobretudo no contexto da Logística Comercial (LC). Apesar disso, as abordagens dadas até o momento podem não representar de forma apropriada as situações que surgem nos contextos da Logística Humanitária (LH), não trazendo soluções eficientes para esses casos. As aplicações características da LH se contrapõem aquelas presentes na LC porque os objetivos principais são diferentes, transitando de uma perspectiva de redução de custos para, por exemplo, a priorização do bem estar das vítimas e a concepção de rotas em eventos catastróficos, como inundações e deslizamentos. Portanto, os métodos de solução em LH frequentemente trazem objetivos e necessidades não presentes em aplicações de LC. Assim, nesse projeto, visa-se desenvolver modelos e métodos meta-heurísticos para PCEs advindos de LH, buscando solucioná-los em tempos computacionais operacionalmente viáveis. Essas abordagens serão baseadas em extensões de métodos desenvolvidos para PCEs tradicionais com janelas de tempos, tratados no projeto principal relacionado a essa proposta, o que complementará as contribuições do estudo de uma forma geral. Essa pesquisa será conduzida sob supervisão do Prof. Douglas Alem da University of Edinburgh Business School, que possui vasta experiência na modelagem e solução de problemas de LH. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)