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Entre Caprichos e Maravilhas: Uma análise da representação e circulação da fauna americana a partir dos Quatro Elementos de Giuseppe Arcimboldo (1525-1593)

Processo: 22/11960-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 06 de março de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Patricia Dalcanale Meneses
Beneficiário:Janaína da Silva Fonseca
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/17961-5 - Do Novo ao Velho Mundo: Uma análise da representação e circulação da fauna americana a partir dos Quatro Elementos de Giuseppe Arcimboldo (1560-1580), BE.EP.MS
Assunto(s):Circulação   Colonialismo   História da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:circulação | Colonialismo | Giuseppe Arcimboldo | naturalia | Novo Mundo | História da Arte

Resumo

O presente projeto de pesquisa propõe uma análise do conjunto Quattro Elementi (1566) feito por Giuseppe Arcimboldo (1526-1593), pintor italiano do século XVI, nascido no Ducado de Milão. Arcimboldo atuou em Viena, a partir de 1562, como artista da corte dos Habsburgo e lá desenvolveu boa parte de seus trabalhos mais conhecidos. No período de atuação artística do pintor, a Europa desenvolveu um crescente interesse pelos objetos advindos do continente americano, dentre esses objetos pode-se destacar parte da sua biodiversidade, como vegetais e animais. O principal objetivo do trabalho é compreender o impacto da circulação e representação desses objetos na Europa, juntamente com o processo histórico de disputas, adaptação e exploração que perpassa a relação transcultural estabelecida pela circulação de espécimes vivos ou mortos entre territórios localizados no Novo e Velho Mundo. A ideia é historicizar a adição da fauna e flora americana no meio artístico e pensar não apenas na agência dos europeus, sobretudo de Arcimboldo e a corte imperial dos Habsburgos, mas também na agência desses objetos que alteram sua simbologia na circulação entre continentes, servindo ora de status social do conhecimento no gabinete de curiosidades, ora como prova física da alteridade dos novos territórios e seus habitantes.

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