Busca avançada
Ano de início
Entree

Amor e masculinidade: canais de sedução e a projeção do amor masculino

Processo: 22/16490-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Chaves Jardim
Beneficiário:Marcelo Cesar da Silva Junior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Amor   Crenças   Masculinidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:amor | Crença | Masculinidade | youtuber | sociologia do amor

Resumo

A pesquisa faz parte de uma agenda mais ampla de Jardim (2017; 2019; 2021) que busca entender o amor como construção social, portanto, formador de códigos sociais, culturais e crenças. Visando contribuir nessa agenda de estudos, nosso projeto busca identificar que tipo de amor é divulgado, por meio de canal chamado "Nerd Sedutor", canal com mais de 660 mil inscritos no Youtube, voltado para guiar homens na sedução do feminino; sendo este canal o maior produtor simbólico dessa temática no Brasil. O proprietário do canal chamado Rafael Albano, coach de masculinidade, foi o agente escolhido para investigação das crenças sobre amor e masculinidade, por sua popularidade, e por ser um grande disseminador de crenças. Nossa estratégia metodológica será a análise de trajetória (Bourdieu, 2009) para conhecer sobre esse agente promulgador de crenças e doxas sobre o amor (e sobre masculinidade) para o público masculino. Além disso, será realizada uma Etnografia virtual no canal do youtube 'Nerd Sedutor!" para estudar seus vídeos e posteriormente realizar o curso "Assunto infinito". Usaremos principalmente a sociologia relacional de Bourdieu como método para a busca de crenças sobre amor e masculinidade. Palavras-chave: Amor. Crença. Masculinidade. Youtube

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)