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As representações sociais de futuros professores de física em relação à automatização da coleta de dados e ao pensamento computacional: uma análise comparativa entre discursos discentes e projetos pedagógicos

Processo: 22/04202-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marcelo Zanotello
Beneficiário:Adriana de Andrade
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/21784-4 - Automatização da Coleta de Dados no Ensino de Física e o Desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma análise de representações e práticas em instituições formadoras de professores em Portugal e no Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Representações sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:automatização da coleta de dados | Formação de Professores de Física | pensamento computacional | representações sociais | Formação de Professores de Física

Resumo

No laboratório didático de física é possível trabalhar com experimentos que utilizem a automatização da coleta de dados e auxiliem no desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento computacional, implementando-se inovações educacionais pela integração de recursos tecnológicos às práticas de ensino. Nesse sentido, é fundamental considerar como cursos de formação de professores estão abordando tais aspectos referentes à utilização didática das tecnologias e quais significados os futuros professores atribuem às suas potencialidades e limitações pedagógicas. O objetivo principal desta pesquisa consiste em investigar as representações sociais de estudantes da licenciatura em física em instituições públicas do estado de São Paulo sobre a utilização didática de recursos tecnológicos, com foco na automatização da coleta de dados no laboratório didático de física e no desenvolvimento do pensamento computacional, colocando tais representações em relação com o que preconizam os projetos pedagógicos dos cursos em consideração. Os referenciais teóricos e metodológicos adotados são a Teoria das Representações Sociais e a Teoria do Núcleo Central. Para coleta de dados utiliza-se um questionário elaborado pela associação livre de palavras (TALP) tendo como termos indutores a automatização da coleta de dados e o pensamento computacional. Os dados serão processados pelo software IRAMUTEQ para realização de uma análise prototípica. Espera-se que o estudo forneça novos elementos sobre como os cursos de formação inicial de professores de física estão considerando o uso dos recursos tecnológicos e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento computacional, como seus estudantes estão se apropriando de tais conhecimentos e os significando pedagogicamente e, por meio de uma análise crítica dos resultados, indicar subsídios para o aprimoramento dos cursos de formação com relação a tais temáticas.

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