Busca avançada
Ano de início
Entree

Poetas em tempos de penúria: Investigações sobre a articulação em rede de artistas e profissionais da cultura para a elaboração de políticas públicas para o setor.

Processo: 22/15346-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Martin Grossmann
Beneficiário:Sharine Machado Cabral Melo
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Artes   Cultura   Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artes | cultura | Gestão Cultural | Politicas Públicas | Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação // Grande área: Linguística, letras e artes / Área: Artes // Grande área: Ciências humanas / Área: Ciência Política.

Resumo

O projeto visa a dar continuidade à pesquisa iniciada durante a titularidade de Néstor García Canclini (2020-2022) na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Sob a coordenação de Canclini e a supervisão de Martin Grossmann, a pesquisadora vem investigando a articulação em rede a favor da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) e acompanhado, em tempo real, a execução da medida voltada à mitigação dos efeitos da pandemia de COVID-19 sobre o setor artístico e cultural brasileiro. A Lei Aldir Blanc desdobrou-se em duas novas leis que, se forem satisfatoriamente implementadas, têm potencial para remodelar as políticas culturais brasileiras: a Lei Federal nº 14.399/2022 (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura) e a Lei Complementar nº 195/2022 (Paulo Gustavo). Por isso, é de grande interesse que o avanço dessas ações continue sendo acompanhado pela pós-doutoranda sob a coordenação de Garcia Canclini. A hipótese, compartilhada com a pesquisa original, é a de que a potência de uma mobilização, como a que levou à publicação das novas Leis, se expande em função de sua capacidade de captar - em um momento de suspensão ou de incertezas - as possibilidades de mudança que se anseiam e se anunciam em uma sociedade. Políticas públicas consistentes, principalmente voltadas à educação e à cultura, são algumas das principais ferramentas para que sejam criadas condições de participação social e de articulação política que promovam ações institucionais democráticas e duradouras. A pesquisa vem sendo realizada por meio de sistematização de dados sobre os investimentos públicos em cultura no Brasil; análise de publicações jornalísticas, postagens e vídeos em redes sociais; e análise de entrevistas em profundidade. Espera-se que a investigação contribua também para o estudo dos movimentos sociais contemporâneos e da participação democrática.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)