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Efeitos da covid longa no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do ensino fundamental de bauru-sp

Processo: 23/00375-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Paula Fávaro Polastri Zago
Beneficiário:Júlia de Oliveira França Aguilera
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Desenvolvimento motor   Comportamento motor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:capacidades físicas | COVID longa | crianças | Desenvolvimento Motor | Comportamento Motor

Resumo

Embora atualmente o cenário com relação a pandemia da COVID-19 tenha se estabilizado com a aplicação das vacinas, novos casos surgem a todo momento e a população continua a ser infectada. Os sintomas variam entre as pessoas podendo se desenvolver na forma leve até a mais grave. Poucos estudos, porém, têm buscado entender o efeito prolongado dos sintomas causados pelo vírus, por vários meses após a cura da doença. Essa situação, denominada pela Organização Mundial da Saúde como COVID longa, tem afetado não somente indivíduos com casos graves da doença, mas também adultos, adolescentes e até crianças que contraíram casos leves e assintomáticos da doença. Estudos têm mostrado que situações debilitantes associadas à COVID longa podem diminuir as capacidades de aprendizado da criança, se tornando um fator de risco para atrasos desenvolvimentais. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo, investigar as capacidades físicas e as habilidades motoras fundamentais grossas de crianças, com e sem diagnóstico de COVID-19, e correlacionar o desempenho motor e os níveis de capacidades físicas com possíveis sintomas de COVID longa. Para o estudo, participarão 20 crianças com diagnóstico de infecção por COVID-19 (grupo experimental) e 20 crianças sem diagnóstico clínico e provável de infecção pela doença (grupo controle), com idades entre 8 e 10 anos. Serão realizadas duas sessões de coletas sendo que na primeira sessão, os participantes serão submetidos à uma anamnese e ao teste de habilidades motoras grossas (TGMD-2) que será dividido em dois subtestes: locomotor e controle do objeto. Na segunda sessão, os participantes realizarão a Bateria de Testes EUROFIT para avaliação das capacidades de força de membro inferior, membro superior, equilíbrio, agilidade e velocidade. Ambos os testes, motor e de capacidades físicas, serão pontuados e, posteriormente, analisados de acordo com as normas de cada teste. Análises de variância (ANOVAs) serão utilizadas para verificar possíveis diferenças entre os grupos para as variáveis dependentes: idade, peso corporal e estatura. Ainda, outro conjunto de ANOVAs one-way será utilizado para verificar as diferenças entre os grupos na execução das habilidades locomotoras e de controle do objeto, bem como nas medidas de capacidades físicas investigadas. Para verificar possíveis correlações entre os resultados dos testes de habilidades motoras e dos testes de capacidades físicas com os possíveis sintomas de covid longa em crianças do grupo experimental serão realizadas análises de correlação de Pearson/Spearman com intervalos de confiança de 95%. O nível de significância será mantido em p < 0,05 para todas as análises.

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