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Comparação dos níveis de participação de crianças com desenvolvimento típico e de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

Processo: 22/10262-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ana Carolina de Campos
Beneficiário:Mariana Zanata
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/16449-9 - Participação em atividades físicas na escola: promovendo acesso equitativo para as crianças, BE.EP.IC
Assunto(s):Ambiente   Participação   Saúde da criança
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ambiente | Classificação Internacional de Funcionalidade | Incapacidade e Saúde | Participação | Saúde da Criança | transtorno do desenvolvimento da coordenação | Análise do Desenvolvimento Infantil

Resumo

Contextualização: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é um transtorno comum em crianças, caracterizado por prejuízo no desenvolvimento da coordenação motora, podendo impactar na participação de vida diária da criança. No entanto, não há estudos que relatem a participação de crianças brasileiras com TDC em casa, na escola e na comunidade. Objetivos: O objetivo do presente estudo será comparar a frequência, o envolvimento, número de atividades e apoio geral do ambiente casa, escola e comunidade entre crianças com desenvolvimento típico (DT) e TDC. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal para o qual serão recrutadas 15 responsáveis de crianças com TDC e 15 responsáveis de crianças com DT oriundas de escolas da rede municipal de um município brasileiro. Esse projeto faz parte de um estudo maior, que irá atribuir os participantes para os grupos TDC e desenvolvimento típico. No presente estudo, será utilizada a Medida de Participação e do Ambiente - Crianças e Jovens (PEM-CY). Testes paramétricos (teste t para amostras independentes) ou não paramétricos (teste de Mann-Whitney), de acordo com a distribuição dos dados, serão utilizados para comparar os grupos (TDC x desenvolvimento típico) quanto às variáveis frequência de participação, envolvimento, número de atividades realizadas, e apoio geral do ambiente em cada uma das seções (casa, escola, comunidade) separadamente. Todos os testes serão realizados utilizando o SPSS 24.0. Será considerado um nível de significância de 5%. Resultados esperados: Espera-se que as crianças com TDC tenham frequência e envolvimento de participação, número de atividades e apoio total do ambiente reduzidos nas três seções, quando comparado a crianças com desenvolvimento típico.

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