Busca avançada
Ano de início
Entree

Sobre a arte de fazer deuses: cosmotécnicas das religiões de matriz africana no Brasil

Processo: 23/01246-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia das Populações Afro-brasileiras
Pesquisador responsável:Fernanda Arêas Peixoto
Beneficiário:Lucas de Mendonça Marques
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/07886-8 - Artes e semânticas da criação e da memória, AP.TEM
Assunto(s):Artes   Criação   Técnica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | cosmotécnica | Criação | Religiões de matriz africana | Técnica | Religiões de matriz africana

Resumo

Este projeto tem como objetivo realizar um estudo sobre os modos de criar e de fazer característicos das religiões de matriz africana no Brasil, buscando explorar uma teoria etnográfica da criação a partir da relação entre pessoas, coisas e deuses. Para isso, acompanhará o processo criativo de dois ferreiros de orixá, artífices ligados ao candomblé que se dedicam à produção das chamadas "ferramentas de santo", artefatos característicos das religiões de matriz africana que, após serem feitos nas oficinas e "preparados" nos terreiros, tornam-se a expressão material dos deuses na terra. Busca-se chamar a atenção para a imbricação entre processos técnicos e rituais característicos das religiões de matriz africana presentes no processo de criação destes artefatos, além de acompanhá-los em seus múltiplos processos de "individuação", seja através das preparações rituais ocorridas nos terreiros de candomblé - onde os artefatos tornam-se os próprios deuses -, seja por meio das apropriações desses artefatos em museus e galerias de arte, onde eles se tornam "objetos artísticos" e passam a integrar uma rede específica de arte afro-brasileira. Situado entre campos consagrados na antropologia, a arte, o estudo das técnicas e as religiões de matriz africana, o projeto busca explorar o conceito de cosmotécnica no universo das religiões de matriz africana, chamando a atenção para as forças mais-que-humanas que perpassam os processos técnicos. Com isso, pretende-se demonstrar de que modo, nessas religiões, técnica e ontologia (ou, se quisermos, técnica e vida) não podem ser pensados separadamente: fazer um Orixá é compor com as forças e os materiais que o habitam, e cada gesto técnico e ritual é um modo de compor energias (que, no candomblé, são chamadas de axé), fazendo com que os materiais, os deuses e as pessoas fiquem cada vez mais vivos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCAS MARQUES. Os rastros de Changó no Pacífico Sul colombiano. Horiz. antropol., v. 31, n. 71, . (23/01246-5, 20/07886-8)