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Política educacional em angola: implantação de escolas públicas de ensino médio no município de cambulo província da lunda norte (2005-2018)

Processo: 23/04216-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Márcia Aparecida Jacomini
Beneficiário:Efilione Noéz Dias
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Angola   Ensino médio   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angola | Cambulo | Cambulo | educational policy | Ensino médio | política educacional | Secondary education | Educação

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a políticaeducacional angolana, no que se refere à implantação de escolas públicas de ensino médiono município de Cambulo. A revisão da literatura sobre o tema e análise de dadoseducacionais indicam a existência de poucas escolas públicas de ensino médio nomunícipio de Cambulo, província da Lunda Norte - Angola, o que compromete aformação de profissionais, visto que o ensino médio em Angola se enquadra nosubsistema do ensino secundário, IIº Ciclo do Ensino Secundário, conforme a Lei de Basedo Sistema de Educação e Ensino (LBSE).Ou seja, trata-se de um nível de ensino queprepara jovens e adultos para diversas áreas profissionais. Ao término do IIº Ciclo doEnsino Secundário, o jovem pode trabalhar em sua área de formação, como técnicomédio. Diante disso, coloca-se a seguinte questão de pesquisa: Quais são as políticas queos governos angolanos adotam para a construção de escolas públicas de ensino médio nomunicípio de Cambulo, sendo este o quarto município com maior número de habitantese em extensão territorial na província da Lunda Norte? Parece que decorridos mais dequarenta anos de independência, os dirigentes angolanos ainda não perceberam que éimperioso expandir as escolas públicas de ensino médio para além da capital do país(Luanda). Assim sendo, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar apolítica de implantação das escolas públicas do ensino médio no município de Cambuloprovíncia da Lunda Norte no período de 2005 a 2018. Para dar embasamento teórico anossa pesquisa, trabalhamos com Pires (2005), Cunha e Cunha (2003), Oliveira (2010),Cury (2002), Neto (2005), Isaías (2013), Alves e Guedes, et al. (2019). No que se refereao percurso metodológico, realizaremos revisão de literatura, por meio de fontes variadas,as quais permitirão robustecer o arcabouço para a realização da pesquisa. Dada seuobjetivo, a pesquisa será bibliográfica, de campo, estudo documental, além delevantamento estatístico sobre dados educacionais em Angola. Espera-se que a presentepesquisa contribua, tanto no campo científico- acadêmico quanto social, para umadiscussão mais aprofundada sobre a política educacional em Angola.

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