Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação popular chilena no final do século: memórias e histórias da transição democrática na década de 1990

Processo: 23/06694-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 02 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 15 de maio de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Carolina de Roig Catini
Beneficiário:Ian Gabriel Couto Schlindwein
Supervisor: Fabián Cabaluz Ducasse
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad de Playa Ancha (UPLA), Chile  
Vinculado à bolsa:21/03013-2 - Educação popular e a espoliação da memória: Brasil e Chile no espelho neoliberal, BP.DR
Assunto(s):Chile   Ditadura   Educação popular   Memória   Neoliberalismo   Transição de governo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chile | Ditadura | Educação Popular | memória | neoliberalismo | transição democrática | Educação Popular

Resumo

A presente solicitação de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) faz parte da investigação de doutorado intitulada Educação popular e a espoliação da memória: Brasil e Chile no espelho neoliberal, como já previsto em seu plano de trabalho original. A proposta busca a realização de estágio na Universidad de Playa Ancha (UPLA), em Valparaíso, Chile, sob supervisão do Professor Doutor Jorge Fabian Cabaluz Ducasse, coordenador do Grupo de Investigación de Pedagogías Latinoamericanas: educación, política y ciudadanía. A partir das atividades acadêmicas na referida universidade - mais especificamente, neste grupo de estudo - e a visita em movimentos sociais, museus, memoriais, arquivos, bibliotecas, universidades etc. serão levantados e, depois, analisados materiais a fim de aprofundar nossos conhecimentos acerca do campo da educação popular chilena durante o período da transição democrática. Fundamentalmente, o estágio a ser realizado busca também materializar a principal parte do trabalho de campo previsto metodologicamente para a produção da tese, ou seja, a realização de entrevistas com militantes e ex-militantes de movimentos que atuaram a partir da educação popular com sentido emancipatório na região metropolitana de Santiago durante a década de 1990, logo após o fim oficial da ditadura pinochetista, acerca dos processos de rememoração e de espoliação das memórias experenciados por estes indivíduos e organizações. A partir das análises tecidas sobre os materiais trabalhados durante o estágio, estas serão posteriormente parte do estudo comparativo com a realidade da metrópole de São Paulo nesse mesmo período. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)