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O papel edificante da palavra em sermões e sínodos da Castela do século XV

Processo: 23/10848-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Leandro Alves Teodoro
Beneficiário:Maria Isabela Cunha de Alcantara Tavares
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/11111-9 - O ensino da fé cristã na Península Ibérica (sécs. XIV, XV e XVI), AP.JP
Assunto(s):História medieval   Península Ibérica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História Medieval | Península Ibérica | Península Ibérica e Cristianismo

Resumo

Como desdobramento do projeto Jovem Pesquisador "O ensino da fé cristã na Península Ibérica", que tem como uma de suas frentes o estudo da construção das bases do ensino da palavra divina na sociedade ibérica do final da Idade Média, o presente projeto de Iniciação Científica tem como objetivo comparar o papel edificante da palavra do pregador com a palavra do bispo; dois discursos diretos e vistos como a voz de Cristo na terra. Para isso, serão analisados os sermões contidos no códice 40 da Real Colegiata de San Isidoro de León e as constituições sinodais, bem como o livro sinodal do bispo de Salamanca Gonzalo de Alba.

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