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Pedagogia histórico-crítica: contribuições para a formação de adolescentes e jovens em conflito com a lei nos municípios de São Paulo e de Paris

Processo: 22/00610-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Dermeval Saviani
Beneficiário:Julio Cesar Francisco
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/16848-0 - Concepções e experiências educativas no Centre Éducatif Fermé de Paris - França: contribuições para uma pedagogia socialista na formação de jovens infratores, BE.EP.PD
Assunto(s):Práticas pedagógicas   Pedagogia histórico-crítica   Ato infracional   Medidas socioeducativas   Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA)   Adolescentes   Jovens   São Paulo (SP)   Paris
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ato Infracional | Fundamentos da Educação | Internação | Pedagogia histórico-crítica | Sistema Socioeducativo | Práticas pedagógicas

Resumo

O projeto tem por objetivo identificar e analisar as concepções e as práticas pedagógicas desenvolvidas por educadores com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação na Fundação CASA e no Centre Éducatif Fermé - CEF, tendo como locus de pesquisa os municípios de São Paulo e de Paris. De maneira a atingir o objetivo proposto, a pesquisa se orienta pela lógica do materialismo dialético no processo científico, fazendo uso dos seguintes instrumentos e procedimentos na coleta de dados: I. realização de entrevistas em profundidade com educadores (pedagogos, técnicos e agentes socioeducativos) e professores da Fundação CASA (unidades São Luiz I e II) e do Centre Éducatif Fermé, com foco na medida de internação localizada nos territórios de maior violência e vulnerabilidade juvenil, região sul de São Paulo e norte de Paris (Arrondissement 17ème); II. realização de entrevistas em profundidade com adolescentes sobre a educação na Fundação CASA e no Centre Éducatif Fermé; III. observação participante nas práticas educativas dos educadores com os adolescentes, do sexo masculino, idade entre doze e dezoito anos incompletos, buscando identificar e analisar a aderência e as resistências dos jovens às propostas da educação institucional (na relação entre o escolar e não escolar); IV. analisar o trabalho pedagógico dos educadores franceses com o realizado pelos educadores brasileiros; V. desenvolver subsídios pedagógicos a partir das práticas educativas analisadas, lançando mão dos instrumentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani; VI. e, durante a pesquisa, faremos proposições pedagógicas práticas e teóricas para a educação institucional na privação de liberdade, além de atividades formativas entre a UNICAMP e a Fundação CASA. A supervisão do projeto na França será realizada pelo Prof. Dr. Jacques de Maillard, membro da Université de Versailles-Saint-Quentin e da Sciences Po Saint Germain em Laye, e atual diretor do Centre de Recherche Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales (CESDIP, CNRS, UMR 8183). (AU)

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