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Efeitos de Crosstalk Aplicados a Aeronaves de Propulsão Elétrica

Processo: 23/08723-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos
Pesquisador responsável:Jose Pissolato Filho
Beneficiário:Gabriel Tavares Coluccini Francisco
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa:Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divisão de Engenharia Mecânica (IEM)
Vinculado ao auxílio:21/11258-5 - Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro (CPE-MAF), AP.PCPE
Assunto(s):Simulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeronaves de Propulsão Elétrica | Crosstalk | Simulações

Resumo

Dado o grande número de novas tecnologias desenvolvidas (células de combustível, motores mais avançados,sistemas eletrificados), surge a ideia, cada vez mais fortalecida, da utilização de maior potência elétricaem aeronaves. Foi assim que surgiu o conceito de MEA ("More Electric Aircraft"). MEAvisa substituir sistemas mecânicos, pneumáticos e hidráulicos por equipamentos eletroeletrônicos.Esses sistemas apresentam grandes melhorias, como menores custos de manutenção, maior confiabilidade,detecção de falhas e economia de peso e volume. O conceito de All Electric Aircraft (AEA)considera que a propulsão também será elétrica. É possível que a propulsão doaeronave seja exclusivamente elétrica ou que seja híbrida, com outras tecnologias de motores térmicos. Aeronavea propulsão requer alto desempenho, densidade de potência, eficiência, confiabilidade e disponibilidade. Preocupaçãosobre os estudos de compatibilidade eletromagnética (EMC) de aeronaves está aumentando devido ao uso extensivo detecnologias eletrônicas e sem fio que podem levar a interferência eletromagnética (EMI). numerososProblemas de EMI foram relatados na indústria aeroespacial.O estudo de compatibilidade eletromagnética entre os sistemas que irão compor a aeronaveé um aspecto relevante a ser explorado, principalmente quando se observa a potência necessária para a propulsão. Por meio de métodos numéricos, serão realizados estudos a fim de identificar as possíveisEfeitos de Crosstalk que podem surgir entre cabos e conexões dentro da aeronave. Usandosoftware para simulações de EMC, as condições de condução elétrica serão avaliadas em modelos deproporções e, assim, analisar seus pontos críticos e possíveis falhas.

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