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A competência artística na escola: avaliação crítica das condições da formação estética no ensino fundamental II a partir do ensino de artes visuais no Brasil (1996-2016)

Processo: 22/13239-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Dias Junior
Beneficiário:Camila Bourguignon de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia educacional   Política educacional   Programas e projetos educacionais   Ensino fundamental   Artes visuais   Desigualdade educacional   Brasil   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competência Artística | Desigualdades Educacionais | Ensino de Artes Visuais | Ensino Fundamental II | Formação estética | Políticas Educacionais | Sociologia da educação, política educacional e avaliação de programa educacional

Resumo

Este projeto objetiva examinar a formação estética de estudantes do EFII a partir do ensino de Artes Visuais, no contexto da política pública educacional brasileira do período de 1996 a 2016. Compreende que a educação básica está orientada pelos "princípios éticos, políticos e estéticos" (BRASIL, 2013), sendo a formação estética um elemento de condição de qualidade e constituinte do Ensino Fundamental e que precisa ser assegurado para que se cumpra o direito à educação. Os componentes curriculares são indicadores de qualidade da educação, logo, a formação estética referenciada pela área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, materializa-se na disciplina de Arte, o que exige uma avaliação crítica de como a política educacional prevê a oferta e de como ela se realiza efetivamente nas diversas instâncias da escola pública. Tomando como critério para avalição a eficácia e a efetividade, propõe-se um estudo de caso a partir da triangulação de dados e métodos de pesquisa, segundo abordagens qualitativas e quantitativas. Fundamenta-se nos estudos da sociologia da cultura e da educação segundo o paradigma do campo e se ampara na concepção teórica de competência artística - que denuncia as desigualdades na distribuição dos bens culturais e no seu acesso (BOURDIEU, 1996; 2017). Defende-se como tese a persistência da desarticulação da formação estética nas diretrizes curriculares vigentes com possibilidade de as Artes Visuais continuarem fragmentadas no EFII, com integrações pontuais na escola e de demanda espontânea. Os resultados da pesquisa possibilitam sistematizar um conjunto de elementos que constitui e embasa a interface entre o ensino de arte, a cultura e a cidadania nas escolas públicas, justificando uma política de Educação para Cultura e uma direção governamental em comum. (AU)

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