Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de intervenções auditivas em adultos com deficiência auditiva e declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento.

Processo: 23/10031-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Mirândola Barbosa Reis
Beneficiário:Maria Júlia Rangel e Castro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Demência   Perda auditiva   Audiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demência | esforço auditivo | função cognitiva | perda auditiva | Audiologia

Resumo

Trata-se de um estudo observacional, transversal, a partir de um estudo maior denominado "Efeitos de intervenções auditivas em adultos com deficiência auditiva e declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento". Tem como objetivo investigar se há esforço auditivo em atividade de percepção de fala em idosos com deficiência auditiva e declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento. Casuística composta por 60 idosos, de ambos os sexos, com diagnóstico de transtorno cognitivo leve, demência leve ou moderada com perda auditiva sensorioneural bilateral podendo variar de grau leve a moderado (GE1) e sem perda auditiva (GE2) e o grupo controle (GC). Todos serão submetidos a três fases de coletas de dados: a) avaliação inicial composta pelos seguintes procedimentos: anamnese, avaliação audiológica comportamental; b) avaliação do esforço auditivo em atividades de percepção de fala e; c) aplicação de questionários. Para análise de dados será efetuado testes estatísticos condizentes para devidas comparações dos grupos, com nível de significância estatística de 5%. Espera-se com este estudo identificar, neste segmento populacional, as principais dificuldades na decodificação dos aspectos fonêmicos e se varia a dispensa de recursos cognitivos quando em atividades de reconhecimento de sinais acústicos, principalmente a fala, denominado de esforço auditivo. Tem-se como hipótese inicial que há diferenças entre resultados dos testes auditivos que possam ser indicativos do surgimento de doenças neurológicas degenerativas relacionadas ao avanço da idade. A partir do diagnóstico, promover uma intervenção adequada para minimizar os efeitos deletérios na qualidade de vida destes indivíduos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)