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Suporte social e estresse em mães universitárias

Processo: 23/02676-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Sabrina Mazo D'Affonseca
Beneficiário:Camila Naomi Yamamoto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse   Poder familiar   Universidades
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estresse | mães universitárias | maternidade | suporte social | Universidade | Psicologia Social

Resumo

A gravidez é um processo caracterizado por intensas mudanças físicas e psicológicas na mulher, sendo o apoio social de extrema importância para que se tenha uma experiência agradável com a gestação, processo formado por um conjunto de situações que podem ser estressores à mãe. Quando considerado uma gravidez na adolescência ou juventude, além do suporte social, outros aspectos podem estar envolvidos, como o impacto que a gravidez tem nos estudos, podendo ocasionar em evasão escolar, por exemplo, em caso de mulheres que frequentam uma instituição de ensino. A presente pesquisa, portanto, objetiva analisar e relacionar o suporte social e estresse de mulheres adolescentes e jovens que estão experienciando o processo de tornar-se mãe durante a experiência universitária. Para isso, deverão ser coletadas informações de, pelo menos, 50 (cinquenta) mulheres de 18 à 24 anos que estejam matriculadas em um curso de graduação ou pós-graduação em uma instituição de ensino superior, pública ou particular, e que estejam passando pelo processo de tornar-se mãe durante a experiência universitária, com filhos de até 01 (um) ano de idade e que tenham engravidado enquanto estudantes do nível superior. As participantes responderão um formulário online que coletará algumas informações pessoais e sobre a universidade matriculada, responderão à Escala de Percepção de Suporte Social (versão adulta) EPSUS-A e a escala de Estresse Parental (EEPa). Uma amostra de 10 participantes que tenham concordado em participar de uma entrevista semistruturada será selecionada, sendo elas as participantes com os maiores e menores índices de suporte social e maiores e menores escores de estresse parental. Para a análise de dados serão utilizadas estratégias de análise quanti-qualitativas por conta do método misto utilizado na coleta. É esperado que mães adolescentes e jovens universitárias não recebam suporte social de maneira satisfatória e que isso impacte de forma geral no nível de estresse dessas mães. Assim, mães universitárias que não recebem suporte social de diferentes grupos, como amigos e família, tendem a ter um nível de estresse maior quando comparado às mães universitárias que recebem suporte social de diversos grupos.

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