Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo biológico, morfológico e molecular de três cepas de Trypanosoma cruzi (Chagas, 1909) (Kinetoplastida, Trypanosomatidae) isoladas de Triatoma brasiliensis Neiva, 1911 (Hemiptera, Reduviidade)

Processo: 23/06499-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:João Aristeu da Rosa
Beneficiário:Caio Geanfrancesco
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Chagas   Trypanosoma cruzi
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença de Chagas | Triatoma brasiliensis | Trypanosoma cruzi | Doença de Chagas

Resumo

Desde o momento que foi descrita por Chagas, em 1909, a "Nova tripanozomiase humana" adquiriu um interesse médico sanitário muito grande, despertando a curiosidade de vários pesquisadores. É considerada como uma doença tropical negligenciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), portanto, faz parte de um grupo de doenças infecciosas, que afetam em sua maioria as populações mais pobres, diretamente relacionadas a fatores humanos e socioeconômicos. A doença de Chagas é endêmica na América Latina e é encontrada em 21 países. No Brasil, entre os anos de 2010 e 2020 ocorreram 2777 novos casos de doença de Chagas aguda (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e de acordo com a OMS aproximadamente 6 a 8 milhões de pessoas pelo mundo. A doença de Chagas é transmitida por insetos hematófagos da subfamília Triatominae, popularmente conhecidos no Brasil como barbeiros. Tem como agente etiológico um protozoário flagelado pertencente à ordem Kinetoplastida, denominado Trypanosoma cruzi. Assim, este estudo visa estudar cepas isoladas a partir de fezes de ninfas e adultos de Triatoma brasiliensis, ILA 1, ILA 16 e ILA 31, coletadas no dia 08/02/2023 na fazenda Bebença no distrito de Lajedo Alto, município de Iaçu, no Estado da Bahia, com a localização geográfica de 12°32'16.9''S 39°55'47.1''W. O estudo morfométrico de formas epimastigotas será feito pelo cultivo em meio LIT ("Liver infusion tryptose"). Já o estudo morfométrico das formas tripomastigotas será executado a partir de formas obtidas de camundongos Swiss Webster infectados pelas três cepas. O estudo molecular molecular por PCR será feito para para identificar em que grupo as três cepas são classificadas , dentre os sete de T. cruzi admitidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)