Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversificação e história evolutiva dos sapos-de-chifre Ceratophrys aurita (Raddi, 1823), Ceratophrys cranwelli Barrio 1980, Ceratophrys joazeirensis Mercadal e Barrio, 1986 e Ceratophrys ornata (Bell, 1843) (Anura, Ceratophryidae)

Processo: 23/08932-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Célio Fernando Baptista Haddad
Beneficiário:Diego Bueno Villafañe
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/10639-5 - Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima, AP.CEPID
Assunto(s):Sistemática   Anura   Biodiversidade   Filogeografia   Neotrópico   Ceratophryidae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | Filogeografia | Neotropico | Taxonomia e sistemática de Anura

Resumo

Ceratophryidae é uma família de sapos neotropical composta por espécies com adaptações a ambientes semiáridos. Nesta família, Ceratophrys é o gênero mais diverso e de maior distribuição. São oito espécies que se distribuem desde o norte da Venezuela até o centro da Argentina. O gênero é dividido em dois clados, dos quais o clado denominado C. aurita está composto por C. aurita, C. cranwelii, C. joazeirensis e C. ornata, espécies que habitam a Mata Atlântica, Chaco, Caatinga e Pampa, respectivamente. A retenção de caracteres associados à sobrevivência em ambientes semiáridos em espécies que atualmente ocorrem em ambientes úmidos suporta a hipótese que a diversificação inicial do clado ocorreu em ambientes do primeiro tipo. Neste projeto, usando informação genética e métodos para inferir tempos de divergência e para reconstruir a história biogeográfica do clado, será testada a hipótese da origem e diversificação inicial em ambientes semiáridos. Além das incertezas sobre a diversificação do clado, existem dúvidas sobre a validade taxonômica de C. joazeirensis, espécie irmã de C. aurita. Para resolver essas incertezas e identificar os limites espaciais no par de espécies, serão usados métodos que permitem identificar e validar agrupamentos genéticos. Além disso, para testar os diferentes cenários biogeográficos (ou de diversificação) que podem ter influenciado na história evolutiva destas espécies, será calculada a probabilidade posterior de modelos usando computação bayesiana aproximada. Uma abordagem similar será realizada para C. cranwelli para testar hipóteses sobre a diversificação no Chaco e os possíveis efeitos dos principais eventos históricos que podem ter afetado esse bioma, como as transgressões marinhas e os principais períodos glacias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)