Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do metal pesado cádmio sobre a função endócrina de adipócitos

Processo: 23/12708-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Isabel Cardoso Alonso-Vale
Beneficiário:Julia Fernandes Barcella
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Adipocinas   Adiponectina   Cádmio   Inflamação   Leptina   Tecido adiposo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adipocinas | adiponectina | Cadmio | Inflamação | Leptina | Tecido adiposo | tecido adiposo

Resumo

O tecido adiposo (TA) branco é composto principalmente pelos adipócitos, células altamenteespecializadas na captação/ estocagem do excesso de calorias na forma de triacilgliceróis (TAG) e naprodução de uma série de proteínase adipo(cito)cinas com ações endócrinas reguladoras das funções corporais. A expansão saudável do TA ocorre por meio do recrutamento de células precursoras de adipócitos que se diferenciam em pequenos e saudáveis adipócitos, com função metabólica e secretória preservadas. Neste contexto, as células tronco mesenquimais ou adipose-derived stromal cells (ASCs) contidas na fração celular do estroma vascular (EV) no TA correspondem a umreservatório de adipócitos exercendo importante papel nas adaptações necessárias ao tecido. Perturbações da fisiologia do TA podem desencadear um estado constante de inflamação, estresseoxidativo, com perda da homeostase energética corporal, favorecendo o desenvolvimento de doençascomo a obesidade, diabetes mellitus, hiperlipidemias e doenças cardiovasculares em geral. Foimostrado que o TA é alvo da toxicidade de alguns metais pesados que parece se relacionar com odesenvolvimento destes distúrbios. No entanto, efeitos particularmente do metal pesado cádmiomodulando as funções do TA são insuficientes, sendo os trabalhos pobremente discutidos. Assim, oobjetivo deste trabalho é investigar os efeitos do cádmio sobre a função secretória (endócrina/inflamatória) de adipócitos humanos. Para tanto, ASCs isoladas de TA visceral e/ou subcutaneo depacientes submetidos à cirurgia eletiva, serão cultivados e induzidas à diferenciação. No dia 7 pós-diferenciação, os adipócitos serão expostos ao cádmio (3 e 10 ¼M), por 24 e 48 horas. Em seguida, as células serão utilizadas para experimentos que empregam o método de RT-PCR em tempo real, paraavaliação dos transcritos que codificam TNF-a e MCP1, e o meio secretado para avaliação dasadipo(cito)cinas adiponectina, leptina, TNF-a e MCP1, por ensaio imunoenzimático.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMAO, JUSSARA DE JESUS; BISPO, ANDRESSA FRANCA DE SOUSA; PLATA, VICTOR TADEU GONCALVES; ABEL, ANA BEATRIZ MARQUES; SARAN, RAPHAEL JUSTA; BARCELLA, JULIA FERNANDES; ALONSO, JOAO CARLOS CARDOSO; SANTANA, ANDRE VALENTE; ARMELIN-CORREA, LUCIA MARIA; ALONSO-VALE, MARIA ISABEL CARDOSO. The Activation of the NF-κB Pathway in Human Adipose-Derived Stem Cells Alters the Deposition of Epigenetic Marks on H3K27 and Is Modulated by Fish Oil. LIFE-BASEL, v. 14, n. 12, p. 17-pg., . (23/12836-8, 19/13618-9, 22/15127-5, 19/26240-4, 23/12708-0)