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Aquisição de língua adicional: contribuição para o estudo da plasticidade cerebral em casos de bilinguismo.

Processo: 23/10358-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Maria Célia Pereira Lima Hernandes
Beneficiário:Isabella Silva Cantos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bilinguismo   Cognição   Plasticidade   Linguística aplicada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atrição | Bilinguismo | cognição | Língua adicional | Plasticidade | Linguística aplicada

Resumo

A língua é uma capacidade especial que permite ao ser humano a interação entre seus coespecíficos. Há situações interativas em que mais de um sistema linguístico é empregado, tanto no contexto de língua adicional, de língua materna quanto de língua de herança. Os usuários nessas condições são conhecidos como bilíngues. O presente trabalho concentra-se em entender como os mecanismos linguísticos podem modificar o processamento de línguas numa tipologia específica (materna, adicional e de herança), isto é, como o cérebro bilíngue pode se relacionar com a neuroplasticidade considerando processos atricionais. As evidências até agora revisadas são altamente consistentes a favor da modificação anatômico-estrutural do cérebro bilíngue versus o cérebro monolíngue. Essa constatação tornou possível perceber algumas mudanças, as quais incluem maior densidade da substância cinzenta no cérebro bilíngue, do que no monolíngue, assim como se observaram, mesmo que minimamente, regiões de maior anisotropia fracionária no cérebro monolíngue em contraposição com o bilíngue. Isso indica que a integridade da substância branca pode não se estabilizar em bilíngues até o final da idade adulta. Para verificar as áreas que recrutam mais proeminentemente neurônios para esse processamento de bilíngues em contraste com o de monolíngues, os estudiosos têm operado com imageamento cerebral. Aqui, propomos um estudo preliminar das bases bibliográficas científicas que envolvem esses procedimentos de modo que tenhamos o estado da arte desse tema com base nos últimos cinco anos. Esse resultado nos levará a conhecer a correlação entre aquisição de língua adicional e plasticidade cerebral.

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