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Delineamento da clientela infantil atendida entre 2018-2023 em um serviço-escola de psicologia paulista

Processo: 23/13724-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Ananda Kenney da Cunha Nascimento
Beneficiário:Gabriele de Sousa Salvador de Araujo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Psicologia clínica   Teoria psicanalítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Psicologia Clínica | Teoria Psicanalítica | Psicologia Clínica

Resumo

Durante a graduação do psicólogo, a formação com enfoque clínico ocorre, principalmente, em serviços-escolas que não apenas oferecem oportunidade de prática profissionalizante aos estudantes de Psicologia, como também fornecem serviços acessíveis e gratuitos à comunidade. Assim, nota-se que crianças - com até 11 anos e 11 meses - têm apresentado uma considerável demanda por atendimentos nesses serviços na contemporaneidade. Com o intuito de compreender e problematizar os motivos que configuram essa realidade e o que tem sido indicado a esse público como forma de tratamento psicológico, esta pesquisa se propõe a realizar um delineamento acerca do perfil das crianças que buscaram o serviço-escola de uma universidade pública, localizada no interior do estado de São Paulo, no período de 2018 a 2023. Para tanto, utilizar-se-á como método a pesquisa qualitativa do tipo documental a fim de analisar os dados registrados em prontuários psicológicos, objetivando identificar as principais queixas expressas pelas crianças e seus cuidadores, bem como as demandas clínicas identificadas pelos terapeutas e as modalidades de tratamento psicológico realizadas no serviço. Mediante esse mapeamento, para conduzir a análise dos achados acerca das principais necessidades psicológicas do público infantil na atualidade, a atividade interpretativa se baseará nos pressupostos teóricos psicanalíticos winnicottianos, assim como recorrerá a seus intérpretes contemporâneos. Com isso, espera-se possibilitar o aprimoramento e possíveis ajustes no processo de formação profissional na graduação em Psicologia, incluindo revisões da grade curricular, aprimoramento das práticas realizadas nos estágios supervisionados e direcionamento de novas pesquisas acadêmicas sobre a temática.

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