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Apoio ao planejamento, aplicação e avaliação de atividades do PluriVerCidade: Programa de Educação Ambiental sobre nexos entre água, energia e alimento voltado às escolas públicas de ensino básico de São Carlos

Processo: 23/15888-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Arlene Gonçalves Corrêa
Beneficiário:Gustavo Barros Basso
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/12394-0 - Métodos sintéticos sustentáveis empregando catálise, solventes verdes, reagentes seguros e materiais de partida renováveis, AP.TEM
Assunto(s):Educação ambiental   Química verde   Sustentabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Ambiental | Química Verde | Sustentabilidade | Química Verde

Resumo

O trabalho a ser desenvolvido consiste no apoio ao planejamento, execução e avaliação das seguintes atividades: 1- visitas diagnósticas às escolas da rede pública de São Carlos-SP abrangidas pelo projeto e reuniões periódicas com os professores e coordenadores no intuito de conhecer a realidade escolar; 2- levantamento dos conteúdos que estão sendo trabalhados e as áreas de interesse a serem desenvolvidas, na temática de Educação Ambiental, com cada turma e nível de ensino; 3- elencar professores interessados no desenvolvimento de subprojetos específicos com suas turmas, de acordo com a demanda e experiência vivenciada; 4- visitas diagnósticas no ambiente e comunidade no entorno da escola, procurando identificar demandas e situações propícias para o desenvolvimento de atividades específicas de Educação Ambiental com os alunos; 5- levantar informações sobre os corpos d'água, vegetação, destino de resíduos sólidos, uso e ocupação do solo na região e estabelecer metas de abordagem desses temas e estratégias de intervenção; 6- organizar e ministrar minicursos de formação continuada para os professores interessados na temática e oficinas relacionadas ao conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula, associados aos aspectos do diagnóstico socioambiental levantado na escola e comunidade do entorno, dando suporte teórico ao desenvolvimento de atividades formativas em sala de aula e à elaboração dos subprojetos a serem desenvolvidos; 7- apoio teórico/metodológico, com proposição de atividades complementares ao conteúdo, de acordo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no intuito de suprir as necessidades e carências na formação dos alunos; 8- produção de materiais didáticos que visam abordar temáticas ambientais de forma lúdica e interativa e aplicação em sala de aula; 9- viabilizar o planejamento e execução de saídas de campo e excursões em pontos de interesse (sítios, viveiros, nascentes) para o desenvolvimento dos subprojetos propostos pelos professores da rede municipal de ensino; 10- organizar um simpósio com exposição dos projetos desenvolvidos ao longo do ano e resultados obtidos; e 11- produção de material informativo de divulgação científica, relatando o contexto socioambiental da comunidade escolar e as ações e práticas educativas realizadas ao longo do desenvolvimento desse projeto.

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