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Em busca do financiamento adequado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA): um estudo das condições de oferta e do gasto-aluno em dois Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs) na cidade de São Paulo

Processo: 23/06535-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:José Marcelino de Rezende Pinto
Beneficiário:Bárbara Fernanda de Freitas
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/14164-0 - Caminhos para uma Educação de Jovens e Adultos de qualidade: um olhar sobre a Escola de Pessoas Adultas La Verneda de Sant Martí, BE.EP.MS
Assunto(s):Educação de jovens e adultos   Financiamento da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:CIEJAs | Educação de Jovens e Adultos | Financiamento da Educação de Jovens e Adultos | Gasto por aluno | Financiamento da Educação

Resumo

Em um país marcado pela desigualdade de acesso educacional, a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é inquestionável, já que se trata, não só da reparação de um direito historicamente negado, mas de uma política com forte impacto para as gerações futuras, pois parte importante dos potenciais alunos dessa modalidade possuem filhos matriculados na educação básica que se beneficiarão do aumento do capital cultural de seus pais. Apesar disso, a modalidade ocupa um lugar marginal nas políticas públicas, tendo o menor financiamento, o que se traduz em um contexto atual marcado pela queda de matrículas, fechamento de turmas e desmonte de políticas. Mesmo assim, ainda há projetos que resistem aos descaminhos e que caminham na direção de uma educação democrática e de qualidade no âmbito da EJA. Um exemplo são os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs), equipamentos públicos que atendem exclusivamente os jovens e adultos em cursos de ensino fundamental na cidade de São Paulo. Assim, tendo em vista a relevância dessa iniciativa e a necessidade de se expandir a produção acadêmica sobre o financiamento da EJA, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo realizar um estudo exploratório sobre as condições de atendimento e financiamento dos CIEJAs, buscando avaliar as potencialidades, impactos e desafios no que se refere à gestão administrativo-financeira. Para isso, a partir de uma abordagem quanti-quali, propõe-se um estudo de campo em duas unidades de CIEJAs, a fim de que se possa promover um estudo aprofundado e contextualizado. Como instrumentos, prevê-se a análise das condições de oferta através da observação participante, a mensuração do valor gasto por aluno, tendo como referência a metodologia de Paro (1982), e a realização de entrevistas semiestruturadas para compreender quais são as percepções de alunos e de profissionais acerca das condições de ensino ofertadas.

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