Busca avançada
Ano de início
Entree

Os cabos eleitorais na política brasileira: novas abordagens para uma figura conhecida

Processo: 23/14567-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:George Avelino Filho
Beneficiário:Tiago Peterlevitz
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/27645-8 - Estratégias eleitorais e políticas públicas: qual a importâncias dos municípios?, AP.TEM
Assunto(s):Clientelismo   Mobilização política   Partidos políticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cabos eleitorais | Clientelismo | mobilizaçao politica | Partidos Políticos | Clientelismo e Mobilização Política

Resumo

De acordo com modelos de informação assimétrica dominantes na literatura sobre clientelismo, partidos políticos não dispõem de conhecimento aprofundado sobre eleitores e valem-se de intermediários (brokers) para suprir tal lacuna. Entretanto, estudos mais recentes mostram que esses modelos são incapazes de explicar diferentes manifestações de atividades clientelistas. Dada a importância de cabos eleitorais no Brasil e a riqueza de dados disponíveis sobre os mesmos, o país oferece uma oportunidade ímpar para a investigação do papel dos intermediários na mobilização política. Neste projeto, usaremos o caso brasileiro para testar pressupostos dos modelos de informação assimétrica mediante análises observacionais e experimentais. A partir de declarações de despesas de campanha de candidatos políticos, propomos a construção de um banco de dados que reúna nome, remuneração e atividades realizadas por cabos eleitorais. Uma análise observacional desses dados revelará se o perfil de cabos eleitorais brasileiros é compatível com o dos mencionados modelos. Em seguida, utilizaremos experimentos de survey para investigar quais características de cabos eleitorais são mais valorizadas por diferentes atores políticos. O estudo do caso brasileiro pode assim avançar o entendimento teórico sobre o papel dos intermediários na mobilização política.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)