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Estudo do efeito da inibição de neurônios glutamatérgicos no hipocampo ventral nas alterações cognitivas induzidas pelo estresse de restrição repetido

Processo: 23/12262-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Cristiane Busnardo Santiago
Beneficiário:Higor de Souza Paz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/04899-1 - Estudo genético da neurotransmissão glutamatérgica no hipocampo nos mecanismos centrais de adaptação das respostas neuroendócrina, cardiovascular e comportamental ao estresse crônico repetido e da neuroinflamação induzida pelo estresse, AP.JP
Assunto(s):Estresse   Hipocampo   Memória   Ratos   Neurofarmacologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estresse | Hipocampo | memória | Ratos | Neurofarmacologia

Resumo

A sobrevivência e a adaptação de todas as espécies a situações estressoras e aversivas depende da geração de respostas fisiológicas e comportamentais. Embora essas respostas sejam importantes no curto prazo, a ativação repetida ou prolongada delas durante, por exemplo, a exposição crônica a eventos estressores pode causar disfunções morfofuncionais, que por sua vez podem levar a doenças. Nesse sentido, estudos clínicos e pré-clínicos demonstraram prejuízos cognitivos após a exposição a eventos estressores crônicos. Apesar da importância desses dados, os mecanismos neurobiológicos relacionados ainda são pouco compreendidos. Desse modo, o presente estudo visa testar a hipótese de que neurônios glutamatérgicos do hipocampo ventral estão envolvidos no prejuízo de memória envolvendo tarefa motivada. Para testar essa hipótese, nós avaliaremos o efeito da inativação de neurônios glutamatérgicos do hipocampo ventral por meio da técnica de receptores projetados ativados exclusivamente por drogas projetadas (do inglês, DREADD) nas alterações induzidas por um protocolo de estresse de restrição repetido no processo de aprendizado e memória não-emocional avaliado no teste de reconhecimento de objeto novo.

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