Busca avançada
Ano de início
Entree

Temáticas socioambientais complexas, emergentes e emergenciais: caminhos de uma abordagem multidimensional integradora

Processo: 23/16333-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Cristina Leite
Beneficiário:Patricia Mie Matsuo
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06977-5 - Estudo de implementação de inovações curriculares, estratégias pedagógicas e tecnologias emergentes para qualidade-equidade na educação básica, AP.TEM
Assunto(s):Educação ambiental   Mudança climática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Ambiental | Ensino de Ciências da Natureza | Mudanças Climáticas | Sociedade de Risco | Temáticas socioambientais | Educação em Redução de Riscos e Desastres

Resumo

A necessidade de contribuir na formar cidadãos críticos e aptos a enfrentar os desafios globais socioambientais, como epidemias, mudanças climáticas, desigualdades sociais, segurança alimentar e desastres socioambientais, requer a adoção de uma abordagem que dialoga com perspectivas multidimensional, equitativas, complexas e inter-transdisciplinar. A partir da criação colaborativa e participativa de novos caminhos de educação - Componentes Curriculares - que promovam e permitam o desenvolvimento de habilidades e competências para atuar em espaços de vida de maneira integrada, sustentável e resiliente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)