Busca avançada
Ano de início
Entree

EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE ANTIBIÓTICOS NO MEIO DE TRANSPORTE DE PELE DE VEADO-MATEIRO (Mazama rufa): ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO PARA USO CITOGENÉTICO.

Processo: 23/14577-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:José Maurício Barbanti Duarte
Beneficiário:Isadora Beraldo Giacometti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cervidae   Citogenética   Cultura de células   Sobrevivência celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cervídeos | Citogenética | Cultivo celular | Meio de transporte de tecidos | viabilidade celular | Cultivo celular e citogenética.

Resumo

Estudos citogenéticos são uma ferramenta de extrema importância na revalidação de táxons e distinção entre espécies crípticas de Cervídeos, como ocorreu com a espécie Mazama rufa, antes considerada como Mazama americana. Para que esses estudos sejam realizados, faz-se necessária a colheita de tecidos dos espécimes e o transporte do material até o laboratório para que seja realizado o cultivo celular, necessitando, para isso, um meio de transporte adequado, que contenha as concentrações corretas de antibióticos e antifúngicos, de modo que não haja contaminação e nem danos às células. O objetivo desse estudo é testar diferentes concentrações de solução de Penicilina-Estreptomicina 10.000ug/mL e Anfotericina B 1mg/L que iniba proliferação de microorganismos no meio de transporte de pele sem danificar o tecido. Para isso serão coletados fragmentos de pele da espécie Mazama rufa, que serão divididos em 10 fragmentos menores e posteriormente depositados em meio de cultura suplementado com diferentes concentrações de antibióticos e antifúngico citados previamente. Serão testados três tratamentos, 9% de solução de Penicilina-Estreptomicina 10.000ug/mL e 10mg/mL de Anfotericina B 1mg/L; 5% de solução de Penicilina-Estreptomicina 10.000ug/mL e 5mg/mL de Anfotericina B 1mg/L; 2,5% de solução de Penicilina-Estreptomicina 10.000ug/mL e 2,5 mg/mL de Anfotericina B 1mg/L e como controle será utilizado o meio DMEM sem a adição de antimicrobianos. Os tecidos permanecerão durante 8 horas nos meios testados antes de iniciar o cultivo celular. Para avaliar os efeitos das diferentes concentrações de associação de antibiótico e antifúngico testado nas células, será analisada a velocidade de crescimento celular, a confluência celular, viabilidade celular pelo corante azul de tripano e o índice mitótico. Para avaliar o potencial efeito de inibição da contaminação, será realizada a quantificação e a extração de DNA dos meios testados para determinar a presença de DNAs bacterianos realizando-se, posteriormente, a eletroforese em gel de agarose.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)