Busca avançada
Ano de início
Entree

A atuação de psicólogos(as) no estado de São Paulo em uma perspectiva crítica: contribuições do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo

Processo: 23/11721-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Giuliana Mbairaktaris
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica   Psicologia educacional   Psicologia escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conselho Regional de Psicologia | Educação Básica | Psicologia Educacional | psicologia escolar | Psicologia Escolar e Educacional

Resumo

Este projeto de pesquisa toma como objeto de estudo o resgate da história e memória das contribuições do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRPSP) na constituição da área de Psicologia Escolar e Educacional. Trata-se de estudo que tem como objetivo geral identificar, descrever e analisar ações e atividades desenvolvidas pelo CRPSP na área de Psicologia Escolar e Educacional, a partir da instalação desta autarquia em 1974. Tem como objetivos específicos: a) identificar os documentos que expressam a presença da Psicologia Escolar e Educacional; b) destacar as principais formas de organização do CRPSP neste campo e suas principais ações; c) analisar os resultados dessas ações e atividades para o desenvolvimento de uma perspectiva crítica; d) refletir a respeito dos produtos dessas ações para o campo das políticas públicas em educação. Trata-se de pesquisa documental, cujas fontes de dados primárias serão as atas das Plenárias e das Comissões de Educação; a Legislação sobre educação produzida; as publicações e eventos realizados. O método centra-se no registro dos documentos de maneira a constituir uma Linha do Tempo que explicite os principais movimentos realizados na direção de uma participação crítica da Psicologia na área da Educação. Pretende-se analisar as contribuições das discussões e ações do CRPSP por meio da participação da Psicologia Escolar e Educacional na garantia da equidade e da diversidade na educação básica e na constituição de políticas públicas educacionais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)