Busca avançada
Ano de início
Entree

A produção dos livros didáticos italianos para a circulação nas cidades de São Paulo e de Buenos Aires durante os anos do fascismo italiano (1922-1943)

Processo: 23/16884-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:Renata Brião de Castro
Supervisor: Roberto Sani
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Università Degli Studi Di Macerata, Itália  
Vinculado à bolsa:22/15183-2 - Os livros didáticos italianos e a circulação do fascismo nas cidades de São Paulo e de Buenos Aires 1922 a 1943, BP.PD
Assunto(s):Buenos Aires   São Paulo   História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Buenos Aires | Italianità | livros didáticos italianos | São Paulo | História da Educação

Resumo

O presente projeto tem como objetivo analisar os processos de produção dos livros didáticos italianos enviados pela Itália para a circulação nas escolas italianas em São Paulo e em Buenos Aires durante o período do governo de Benito Mussolini - 1922 a 1943. Para tanto, serão utilizadas como fontes os próprios livros didáticos italianos, assim como documentos que auxiliam na análise desses em profundidade, tais como relatórios consulares e dos inspetores, circulares italianas que indicavam o uso dos livros e a legislação dos países envolvidos. Para isso, é importante acessar as fontes de pesquisas no contexto de produção delas, a Itália, e analisá-las à luz dos estudos acerca dos processos imigratórios italianos e da produção dos livros didáticos. A perspectiva teórica que sustentará esta pesquisa é a da história transnacional da educação e a metodologia a da análise documental. Ao final da pesquisa, espera-se haver um mapeamento dos títulos que circularam nas cidades analisadas, assim como a compreensão do papel dos livros didáticos na circulação dos ideais fascistas para além da Itália.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CASTRO, RENATA BRIAO. Pedagogical artifacts and transnational flows: an economic history of education. HISTORY OF EDUCATION & CHILDRENS LITERATURE, v. 20, n. 1, p. 1-pg., . (22/15183-2, 23/16884-7)