Busca avançada
Ano de início
Entree

Ataques contra escolas no Brasil: estudo baseado nos princípios da Grounded Theory

Processo: 23/07891-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Wanderlei Abadio de Oliveira
Beneficiário:Sofia Falsetti Xavier
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Violência escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:convivência nas escolas | school massacres | school shooter | school shootings | Violência escolar | Psicologia Escolar e Educacional

Resumo

As escolas devem ser consideradas espaços seguros para os estudantes. No entanto, nas últimas duas décadas, o Brasil tem vivenciado situações de ataques violentos às escolas. Esse tipo de ataque é considerado epidêmico nos Estados Unidos da América e tem ganhado força em outros países, como o Brasil. O objetivo deste estudo é investigar a frequência e a natureza dos ataques em escolas brasileiras, visando a uma compreensão mais profunda do fenômeno. Trata-se de um estudo qualitativo baseado nos pressupostos da Grounded Theory. A estrutura metodológica a ser seguida foi adaptada e consistirá na aplicação dos seguintes passos: definição temática; coleta de dados - que ocorrerá por meio de amostragem teórica e intencional para geração de dados; codificação inicial - um processo analítico usado para identificar conceitos, semelhanças e recorrências conceituais nos dados coletados; categorização - uma etapa que permitirá identificar uma categoria central a partir da saturação de dados teóricos; nova síntese; e estabelecimento de uma Grounded Theory - um produto integrado e abrangente que poderá explicar, em certa medida, o fenômeno específico em estudo. Espera-se oferecer insights iniciais para o campo da Psicologia em relação aos ataques às escolas que têm ocorrido no Brasil nos últimos anos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)