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Índice de vulnerabilidade de escolas e estudantes no contexto das mudanças climáticas e alertas de desastres

Processo: 23/15717-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: CNPq - INCTs
Pesquisador responsável:Jose Antonio Marengo Orsini
Beneficiário:Viviana Aguilar-Muñoz
Instituição Sede: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (CEMADEN). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Cachoeira Paulista , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50848-9 - INCT 2014: INCT para Mudanças Climáticas (INCT-MC), AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Objetivos de desenvolvimento sustentável   Vulnerabilidade a desastres
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:* Educação para a redução do risco de desastres | * Emergência Climática | * Impacto dos desastres | * Objetivos do Desenvolvimento Sustentável | * Proteção e inclusão infantil | * Vulnerabilidade Global | Ods | Ciência dos desastres socioambientais

Resumo

O setor da educação é altamente vulnerável aos impactos das mudanças climáticas e aos desastres relacionados ao clima, como inundações, enchentes, tempestades, deslizamentos de terra. Não obstante, as necessidades específicas das crianças em todo o mundo, em face de tais catástrofes, são muitas vezes ignoradas, embora cidadãos com menos de 18 anos constituam uma parte significativa das vítimas. Consequentemente, as organizações internacionais identificaram o tema como uma prioridade máxima nas suas estratégias, conforme destacado em acordos e agendas internacionais destinadas à mitigação dos desastres socioambientais, bem como no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentável.Portanto, o campo da Educação para a Redução do Risco de Desastres (ERRD) ganhou destaque como um tema emergente e urgente. No âmbito do ERRD, ferramentas como os índices de vulnerabilidade e exposição servem como instrumentos valiosos para conceber medidas de mitigação (preventivas) e de adaptação (compensatórias). Estas medidas são essenciais para minimizar os impactos adversos da emergência climática nas instituições de ensino e no bem-estar dos estudantes.Na pesquisa proposta, visa-se estabelecer um índice de vulnerabilidade abrangente adaptado às escolas de ensino médio e aos seus alunos. O objetivo principal é fornecer informações valiosas sobre as características demográficas e geográficas das populações escolares no Brasil, particularmente no que concerne à exposição aos riscos geológicos e hidrológicos. A partir do índice visa-se ampliar a abrangência das informações relevantes incluídas nos alertas de riscos de desastres providos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN, no nível nacional.O desenvolvimento do índice de vulnerabilidade enquadra-se no âmbito de ciência cidadã, visando atingir um público mais amplo com o objetivo abrangente de construir capacidades para mitigar o impacto de desastres relacionados ao clima em todo o país. Consequentemente, o índice elaborado servirá também como um recurso valioso para iniciativas a nível local, estas destinadas a enfrentar os desafios colocados pela emergência climática nas comunidades escolares.A construção do índice contemplará abordagem multidimensional, em linha com o quadro de vulnerabilidade global proposto por Wilches-Chaux (1993). Esta abordagem abrange onze dimensões principais da vulnerabilidade, incorporando aspectos naturais, físicos, econômicos, sociais, políticos, técnicos, ideológicos, culturais, educacionais, ecológicos e institucionais. (AU)

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