Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de longo prazo do uso do solo para atividades agropastoris sobre as comunidades zooplanctônicas e parâmetros da água de pequenos reservatórios rasos.

Processo: 23/14899-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Maria Stela Maioli Castilho Noll
Beneficiário:Guilherme Calixto Sanches de Sousa
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cladocera   Copepoda   Diversidade   Uso do solo   Zooplâncton   Rotifera
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cladocera | Copepoda | Diversidade | Rotifera | Uso do solo | Zooplâncton

Resumo

O uso e manejo do solo para atividades agropastoris têm sido um dos principais impactos no mundo sobre a biodiversidade terrestre e aquática. Nos últimos anos, tais atividades têm se intensificado, o que pode ter efeitos ainda mais prejudiciais aos corpos de água. Nos ambientes lênticos, a comunidade zooplanctônica possui função de destaque, por representar um elo importante nas cadeias alimentares aquáticas, e podem responder rapidamente às alterações do ambiente terrestre adjacentes. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito temporal, considerando a intensificação dos usos do solo, sobre a diversidade taxonômica da comunidade zooplanctônica e sobre os parâmetros da água de pequenos reservatórios rasos inseridos em paisagens agropastoris do noroeste do estado de São Paulo. Para isto, serão utilizados dados produzidos no desenvolvimento do Projeto Biota Fapesp realizado em 2008 (processo Fapesp nº 04/04820-3) e dados que serão obtidos em novas amostragens nos mesmos reservatórios. Estas amostragens serão realizadas por meio de filtragem de água em rede de 45 um de malha na zona limnética de oito dos mesmos reservatórios estudados no projeto anterior. Além da comunidade zooplanctônica, também serão avaliadas as variáveis temperatura, pH, oxigênio dissolvido e condutividade por meio de uma sonda multiparâmetro e análises das concentrações de fósforo e nitrogênio total. Rotíferos, copépodes e cladóceros serão identificados até o nível de espécie e serão realizadas contagens para determinação das densidades populacionais. Com estes dados, será possível determinar os índices de diversidade taxonômica como índice de Shannon-Winer, equitabilidade de Pielou e dominância de Simpson e a diversidade ². Os dados serão comparados entre os anos de 2008 e 2024, conferindo um espaço temporal de 15 anos. Espera-se observar menor riqueza taxonômica, maior dominância, menor equitabilidade e consequente menor diversidade de espécies zooplanctônicas nas amostragens de 2024, além de maior similaridade entre as comunidades, indicando alterações ecológicas dos reservatórios em consequência do contínuo uso e manejo do solo para atividades agropastoris.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)