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Questionário sobre concepções de adolescência: Adaptação e investigação das evidências de validade com base no conteúdo

Processo: 23/13046-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Letícia Lovato Dellazzana Zanon
Beneficiário:Maria Laura Tavares Queiroz de Almeida
Instituição Sede: Escola de Ciências da Vida (ECV). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescência   Desenvolvimento do adolescente   Psicologia do desenvolvimento   Desenvolvimento humano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | Desenvolvimento do Adolescente | psicologia do desenvolvimento | Desenvolvimento Humano

Resumo

Este projeto pesquisa de Iniciação Científica está inserido no grupo de pesquisa "Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente" e é parte de um projeto maior, intitulado "Relações entre Concepções sobre Adolescência, Nível Socioeconômico e Engajamento Escolar em Adolescentes". As concepções sobre adolescência se referem ao conjunto de crenças e estereótipos que as pessoas têm sobre essa fase do desenvolvimento humano. Investigar concepções sobre adolescência é relevante, pois evidências sugerem que essas concepções podem influenciar o desenvolvimento da adolescência. O objetivo deste estudo é adaptar e produzir evidências de validade com base no conteúdo do Questionário sobre Concepções de Adolescência (QCA) para uso no Brasil. A QCA tem sido utilizada em pesquisas internacionais com foco em investigar as concepções de adolescência em diferentes países. A adaptação da versão brasileira da QCA será realizada em duas etapas. Na etapa 1, será feita a tradução do instrumento e a avaliação de juízes especialistas na temática. Participarão dois juízes especialistas psicólogos, um pesquisador da área e outro psicólogo clínico de adolescentes. Na etapa 2 será realizada a avaliação do instrumento pelo público-alvo por meio de dois grupos focais, um com 6 adolescentes de escolas públicas e outro com 6 adolescentes de escolas particulares. Espera-se que este estudo produza as primeiras evidências de validade da QCA e que possibilite a investigação da associação de concepções de adolescência com outras variáveis como engajamento escolar, conexão com pais e pares e comportamentos de risco em adolescentes.

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