Busca avançada
Ano de início
Entree

A relação professor-livro didático: interpretações e utilização do livro didático por professores de Matemática

Processo: 23/14582-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Rúbia Barcelos Amaral
Beneficiário:Ayla Moulaz Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Professor de Matemática | Uso do livro didático | Livros didáticos de Matemática

Resumo

É percebido um aumento de pesquisas que envolvem os livros didáticos (LD), porém não são vistos na mesma proporção os estudos que consideram o uso dos mesmos pelos professores. Portanto, o presente projeto de doutorado propõe uma pesquisa que tem como objetivo compreender como se dá a relação professor-livro didático, a partir de suas interpretações e utilização na prática. Servindo-se da estrutura The Design Capacity for Enactment (DCE) desenvolvida por Brown, que captura os vários componentes da dinâmica professor-materiais curriculares à medida que os professores reproduzem, adaptam ou improvisam com os livros, pretende-se desenvolver uma pesquisa de abordagem qualitativa com estudo de caso, acompanhando três professores de Matemática em sua vivência em sala de aula. Para a produção de dados, serão consideradas respostas de questionários, anotações em diário de bordo e respostas dadas a uma entrevista semiestruturada que será realizada com os três professores participantes. Além disso, os LD que os mesmos utilizam serão analisados. Por fim, será feita a triangulação dos dados à luz da estrutura do DCE. Sendo assim, espera-se que essa pesquisa possa contribuir de maneira relevante para compreender a relação professor-livro didático, campo ainda pouco explorado, principalmente no contexto brasileiro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)