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O uso de videogames no monitoramento e na manutenção da saúde física e mental: da confecção do produto a entrega dos resultados finais.

Processo: 24/00759-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Fabio Ota
Beneficiário:Ana Cláudia Bonilha Gregnani
CNAE: Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
Vinculado ao auxílio:23/06461-1 - O uso de videogames no monitoramento e na manutenção da saúde física e mental, AP.PIPE
Assunto(s):Idosos   Inteligência artificial   Saúde mental   Jogos de computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Idosos | Inteligência Artificial | Monitoramento em saúde | Saúde Física | Saúde Mental | videogames | Inteligência Artificial e saúde

Resumo

Introdução: Com o avanço da longevidade da população, mudanças no monitoramento dos processos de saúde e doença se fazem necessários para melhor trabalhar na promoção e prevenção. A tecnologia que também evolui cada dia mais pode ser utilizada para tal finalidade e colaborar diretamente para a manutenção da saúde física e mental da pessoa idosa. Através do uso do videogame e de jogos focados na melhora cognitiva, podemos coletar dados relevantes para os profissionais de saúde. Objetivo: o objetivo pretendido será o aperfeiçoamento do sistema do aplicativo "Cérebro Ativo" (usado em trabalhos publicados anteriormente) e o monitoramento das melhorias na experiência de jogo e nos parâmetros cognitivos dos usuários do aplicativo até a utilização deste pelos usuários. Os objetivos específicos englobam a avaliação das necessidades específicas de saúde cognitiva relacionadas à gerontologia; colaboração no desenvolvimento do sistema de automonitoramento emocional, considerando aspectos específicos de idosos; orientação na coleta de dados, destacando aspectos críticos para a saúde cognitiva; participação na escolha de algoritmos considerando a variação cognitiva em idosos; garantia da integração dos modelos no aplicativo, com foco na usabilidade para idosos; refinamento da detecção de sinais de alerta, considerando características específicas de idosos; organização de grupos de validação com idosos para avaliação do modelo; revisão ética enfocando a privacidade e segurança de dados de idosos; acompanhamento da implantação, garantindo a adaptabilidade para idosos; documentação completa, enfocando aspectos relevantes para profissionais de saúde gerontológica. Método: Para a realização deste trabalho propomos o desenvolvimento de módulos adicionais no aplicativo. Deste modo, o aplicativo Cérebro Ativo será utilizado para o automonitoramento da saúde mental e física de pessoas idosas. As atividades de pesquisa englobam testes com amostra de idosos: Os grupos de idosos que já participaram da Fase 1 e Fase 2 serão convidados a testar o aplicativo Cérebro Ativo com o objetivo de validá-lo no monitoramento da saúde física e mental. Os sujeitos serão contatados diretamente pelo pesquisador responsável através do banco de dados cadastrais da ISGAME. Considerando que o banco de dados atualmente conta com um total de aproximadamente 500 idosos, estima-se que 80 participarão dessa etapa da pesquisa. Durante todo o período de testes serão coletados feedbacks dos participantes para desenvolver ajustes e melhorias no aplicativo. Os resultados parciais e finais serão analisados para avaliar a utilização da solução proposta. Durante todo o período de testes serão avaliadas as métricas de engajamento, utilização e comentários dos usuários. Tais métricas serão obtidas através dos dados de Analytics dos eventos de jogo e de reuniões remotas de acompanhamento com os usuários. Os dados de Analytics dos jogos de treinamento das habilidades cognitivas já foram desenvolvidos durante o projeto PIPE Fase 2 e estão implementados no aplicativo, enquanto que os eventos relacionados às funcionalidades adicionais deste projeto serão implementados durante as etapas de desenvolvimento. A pesquisa terá duração de 12 meses. Resultados esperados: espera-se que com o aprimoramento do sistema o aplicativo fique mais atrativo para os usuários, que poderão se beneficiar com as novas funções e perceber agravos em sua saúde, procurando ajuda de forma mais rápida. Além disso, esperamos que o Cérebro Ativo se transforme em uma ferramenta para promoção de saúde e prevenção de doenças para ser utilizado na prática dos profissionais da saúde, acompanhando os pacientes de forma eficaz.

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